Um refúgio em meio a natureza selvagem, assim é o Yukon Wildlife Preserve, morada de animais de várias espécies da região norte do Canadá que foram, em algum momento de suas vidas, cuidados e reabilitados, e que infelizmente não estão aptos a voltar para a natureza. 

Em uma manhã gelada, de céu azul e ventos fortes, saímos de Whitehorse e pegamos a estrada com destino ao Yukon Wildlife Preserve, a maior reserva de proteção animal da província de Yukon, no norte do Canadá. Após alguns quilômetros rodados a paisagem mudou completamente, e o branco da neve na vegetação, até então não existente no centro da cidade, cobria a paisagem da estrada, e a sensação de estar dentro da natureza selvagem era de pura satisfação e descoberta.

yukon wildlife preserve

O lugar, para quem gosta de animais e natureza, é daqueles passeios fabulosos. Em um espaço de 700 hectares moram raposas do ártico (que se camuflavam em meio ao chão branco de neve – coisa linda de ver), bisões (que deitado no gelo parecia não se importar com a estação gelada), alces (que de tão grande o espaço mal conseguimos vê-los com o zoom máximo da câmera), veados, cervos canadenses (daqueles grandões com chifres enormes que brigam entre si nos documentários da National Geographic), lince-do-canadá (o maior felino da região, um animal raro de se ver, imponente e de uma beleza única. Falei para um amigo que o lince é a nossa onça). Entre outras dezenas de espécies.

yukon wildlife preserve

yukon wildlife preserve

O Yukon Wildlife Preserve não é um zoológico, tampouco um safári com animais do ártico. O que você encontrará por lá são animais saudáveis, que infelizmente depois de algum trauma já curado, estão incapacitados de viverem sozinhos na natureza. A sensação que tive foi que os animais sentem-se como se estivessem na natureza selvagem, já que o habitat é o original deles e o espaço é de perder de vista.

yukon wildlife preserve

Há opções de tours guiados e independente. Fizemos o guiado para saber cada detalhe do lugar e das espécies, e fizemos todo o trajeto em um ônibus onde o motorista era o guia. Engraçado e cheio de histórias do lugar, o nosso guia contava curiosidades, parava em todas os pontos de vistas e estava disposto a ajudar no que fosse necessário. O único problema desse tipo de tour é que tem hora para tudo, não há como ficar um pouco mais onde você mais gostou.

O Yukon Wildlife Preserve é para ser visitado com calma. É daqueles lugares para se integrar com a natureza, respirar o ar puro e viver um pouco da vida selvagem do Canadá.

Serviço:

Valor do tour guiado – 22 dólares canadenses

Você poderá ir no seu carro alugado ou em uma excursão. Há estacionamento no local.

Site: yukonwildlife.ca

*Viajamos para o Canadá em parceria com o Destination Canada e a Air Canada.