Como tirar o visto de Trânsito para o Japão

visto-japao

Como tirar o visto de Trânsito para o Japão

Viajar para um país do outro lado do mundo é sinônimo de um mínimo de burocracia. Como contei no post “Sobre a Felicidade e Viajar“, compramos uma passagem pra Bangkok através de uma promoção da Delta e o voo fazia escala em Atlanta, nos EUA, onde o visto de trânsito ou turismo é necessário, e em Tóquio, no Japão – e aí surgiu a dúvida que nos preocupou por dias: o visto de transito para o Japão é necessário? Passaremos pela imigração?

Ligamos para a Delta mais de cinco vezes, falamos com diversos atendentes e todos eles nos deram a mesma informação: não era possível saber se passaríamos ou não pela imigração, mas segundo informações internas, para conexões ou escalas com a mesma empresa aérea e inferior a 24 horas não há a necessidade de visto de trânsito. Mesmo assim, decidimos consultar a agência pela qual compramos a passagem e nos deram a mesma informação – o visto de transito não seria necessário.

Não satisfeitos, decidimos ir ao Consulado Geral do Japão em São Paulo para tentar tirar o visto e ir mais tranquilos, mas infelizmente não foi possível, já que o tempo máximo do visto de trânsito é de 4 meses, e a nossa viagem duraria 4 meses e 9 dias. O funcionário do consulado informou que tinha “quase certeza” que o visto de trânsito não seria necessário, já que a nossa conexão teria poucas horas.

Com tanto desencontro de informações e com a impossibilidade de tirar o visto, partimos para Bangkok preocupados, mas com as passagens de volta impressas, reservas de hotéis e passeios para comprovar a finalidade da viagem. Ao chegar no aeroporto de Tóquio-Narita, descemos do avião, passamos por um corredor e vimos um guichê de informações. Paramos e perguntamos onde estava a imigração e aí veio a surpresa: já estávamos dentro do terminal de embarque do nosso voo para Bangkok, e não passamos pela imigração!

visto-japao
O aeroporto bonitão de Tóquio-Narita

Conclusão: se o seu voo tem uma conexão inferior a 24 horas com a mesma companhia aérea, fique tranquilo, o visto de transito não é necessário :). Se mesmo assim você decidir tirar o visto de trânsito, é simples: organize toda a documentação necessária e solicite o visto pessoalmente no Consulado da sua cidade, a taxa de emissão é de R$18,00 e ele demora em média dois dias úteis para ser emitido. A lista de documentos abaixo vale para o Consulado de São Paulo e do Rio de Janeiro:

Documentação:

  1. Passaporte (original)
  2. Formulário de Solicitação de Visto (fornecido no Consulado) ou download nesse link
  3. Uma foto 3X4 cm recente
  4. Carteira de Identidade RG + cópia simples
  5. Passagem de ida e volta  (original e cópia simples)
  6. Comprovante de renda (original e cópia simples) – Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega) e extratos bancários (3 últimos meses) – Importante: leve todos os comprovantes que puder, já que eles são bem exigentes com relação à renda dos viajantes, infelizmente.
  7.  Adquirir o visto do país destino antes do visto japonês, quando necessário

E você, já tirou o visto de trânsito ou tem alguma dúvida? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Total
0
Shares
Comments 21
  1. Post muito útil Lud!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijão!

  2. Gente! Vc leu os meus pensamentos! Essa duvida andava me tirando o sono! rs…. (Se bem q acho q só vou dormir direito quando der td certo! rs…)

  3. Que coisa boa, Paty! Essa foi a finalidade do post, já que conhecemos bem a agonia que é. Boa sorte na sua viagem e se precisar de algo, estamos aqui!

  4. ufa, muito obrigada!!!! o visto estava dificultando a minha viagem !!!!

  5. Ludmy Paiva ,
    estarei viajando no inicio de Abril/2014 com a Delta e estava com a mesma duvida. Moro em Belo Horizonte e teria que deslocar para Rio de Janeiro para tirar o visto. Sua informação foi muito valiosa. Voce recorda qual o terminal que vc desembarcou e qual que vc embarcou para Bangkok? Com essas informações poderei checar no mapa do aeroporto e confirmar com a Delta. Abs e obrigado Marcos Melo

  6. Marcos, como caminhei menos de 10 minutos entre o meu portão de desembarque e o meu portão de embarque, não memorizei em qual portão desci. A Delta não soube nem informar se o visto era necessário e me disseram várias vezes que eu passaria pela imigração e isso não aconteceu, por isso não confiaria muito neles. QUal será o seu tempo de conexão por lá? Se for menos de 3 horas, tenho quase certeza que você não passará pela imigração. Um abraço!

  7. Estava com as mesmas dúvidas, mesmo depois de ter ligado para o Consulado e para a Companhia. Que as forças divinas estejam sempre com você, Ludmy! Muito obrigada por compartilhar a informação e que a sua viagem continue maravilhosa!

  8. Fico feliz que o post tenha alcançado seu objetivo 😀 um abraço, Guilherme!

  9. Ludmy, tudo bem? também vou fazer esse mesmo voo da Delta GRU > ATL > NRT > BKK agora dia 05/05, e sua informação do visto Japones foi otima!!! Tenho duas duvidas em Narita você precisou despachar sua bagagem novamente ou ela foi direto para o voo de BKK? Tem lojinhas que dá pra compra lembrancinhas do japão antes do embarque?
    Obrigado.

  10. Lud, tenho essa mesma passagem para Bangkok, com escala em Tóquio para começo de abril e já tinha a informação de que não precisaria do visto (como moro em Porto Alegre, ficou fácil de ir no consulado que tem aqui). Mas ainda tenho uma pequena dúvida: se por algum azar, meu voo atrasar, tenho como “conhecer” o aeroporto? Sabemos que os Duty Free no Japão são bons e baratos, mas não sei se tenho acesso na área de embarque/desembarque, sem passar por imigração.

  11. Sim, você não passará pela imigração e sairá direto na área das lojinhas e duty free. Vale a pena compras ous chás, louças e eletrônicos. EU vou comprar na volta 🙂

  12. Tudo ótimo, Marcio! Eu não precisei pegar a bagagem, fui para a área de embarque diretamente. Tem Duty Free e muitas lojinhas legais com produtos locais, aproveite! 🙂

  13. Pena que não vi seu post antes! Comprei na promoção da Delta também uma passagem pra Bangkok com conexão a Toquio, e estava convencido que precisava do visto de trânsito. Reuni toda a documentação, fui a São Paulo e, chegando no consulado, a mulher me avisou que não era necessário porque a conexão era muito curta!

  14. Luciano, ao menos você vai embarcar totalmente tranquilo e seguro! Seja bem-vindo ao blog! 😉

  15. Excelente post!! Foi o único lugar onde encontrei informação sobre isso.

    O consulado até sugeriu tirar o visto só pra garantir. De acordo com a moça que me atendeu, disse que o visto de trânsito seria necessário caso dê algo errado no voo de conexão e você precise sair do aeroporto pra ficar em hotel. Como a minha conexão é de 2hs, estou torcendo e rezando que nada dê de errado. Por que não terei tempo para tirar o visto.

  16. MUITO obrigado pelo post! Muito esclarecedor!
    Estou (estive) passando pela mesma dúvida nas últimas semanas e já estava (assim como vocês) tirando o visto por precaução…

  17. Show! Muito obrigada! Gratidão por ter feito esse post! Tirou minha dúvida! Estou comprando nesse momento minha passagem de Bangkok para Honolulu e tem escala em Osaka. Deus te abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Sobre a felicidade e viajar: a minha escolha
felicidade-e-viajar

Sobre a felicidade e viajar: a minha escolha

Sobre a felicidade e viajar: a minha escolha “Vai viajar de novo?

Próximo
Tailândia: 10 fatos e curiosidades sobre a terra do sorriso
curiosidades-tailandia

Tailândia: 10 fatos e curiosidades sobre a terra do sorriso

Tailândia: 10 fatos e curiosidades sobre a terra do sorriso Todos sabemos que a

Leia também