seguro viagem

Seguro saúde ou viagem nacional?

            Se preparando pra conhecer um canto novo do Brasil e pensando se seu seguro saúde compensa ou se é melhor contratar um para viagem nacional? 

Nesse artigo falarei sobre os dois seguros, o de saúde e o de viagem. E nele, espero esclarecer suas dúvidas e indicar qual é o melhor seguro pra suas viagens pelo Brasil.

SEGURO SAÚDE, O QUE É?

seguro viagem

Antes preciso explicar o que cada seguro faz…

A primeira coisa a ter em mente é não confundir os seguros com os planos saúde. Ambos são regulados pela ANS, mas possuem certas distinções. A principal delas é que o plano possui uma infraestrutura própria, nele você será atendido por hospitais e médicos da rede do plano. Já o seguro saúde é realizado por meio de reembolso. Nele, você escolherá em qual hospital quiser ser atendido, pagará a conta e a seguradora reembolsará as despesas.

Sobretudo as limitações dependem do produto contratado. Pode ser que você tenha contratado algo mais básico que cubra somente casos de urgência e emergência. Quem sabe você tem algo mais completo que cobre até mesmo consultas de check-up. Mas quando se trata de viagens, a principal coisa que você deve ter em mente; confira se o seu seguro saúde é válido em outro estado ou até mesmo município. Não são todos os planos que cobrem atendimentos em todo território nacional. Portanto, fique atento e antes de sua viagem nacional, contate o fornecedor de seu seguro saúde para saber qual a limitação referente a isso.

Por fim, esse é um produto focado em sua saúde e somente nela.

SEGURO VIAGEM NACIONAL, O QUE É?

seguro viagem

Ao contrário do de saúde, o seguro viagem nacional visa proteger o viajante de diversas coisas que possam ocorrer em viagem. Não somente referentes ao bem-estar do segurado, mas ele também possui outras coberturas. Por exemplo, coberturas referentes a cancelamento de viagem, interrupção de viagem, problemas com bagagem e voo. Esse é um produto regulado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

A SUSEP determina que em viagem nacional, os seguros devem possuir uma das seguintes coberturas obrigatórias:

  1. Despesas Médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional (DMHO)
  2. Traslado de Corpo
  3. Regresso Sanitário
  4. Traslado Médico
  5. Morte em viagem nacional
  6. Morte acidental
  7. Invalidez permanente total ou parcial por acidente

Obviamente, as seguradoras para destacarem seu seguro nacional no mercado, optam por ter diversas das coberturas em seus planos.

DIFERENÇAS ENTRE SEGURO SAÚDE E VIAGEM NACIONAL

seguro viagem

Primeiramente para explicar a diferença, daremos um exemplo: Digamos que você possua um seguro saúde que cubra atendimentos em todo o país. A diferença entre o seguro próprio para viagens nacionais é que seu escopo de atendimento pode ser maior. Isso depende do seu seguro saúde contratado e quão completo ele é. 

No caso dos seguros para viagens, eles cobrirão atendimentos médicos somente em casos de urgência e emergência. Note que também é regulação da SUSEP que caso seu seguro ofereça DMHO ele deve cobrir atendimentos referentes a doenças crônicas e pré-existentes. Entretanto, esses atendimentos são somente em casos agudos e súbitos. Se, por exemplo, for necessário você realizar uma consulta para pegar uma receita médica ou check-up, a seguradora não cobrirá.

Agora, lembre-se que os seguros viagens (nacional e internacional) cobrirão também diversos outros problemas que possam ocorrer durante viagens. Como já mencionado, por exemplo, problemas referentes a atraso/extravio de bagagem e voo. O de saúde, por sua vez, também como mencionado, é focado exclusivamente na saúde do segurado e somente por meio de reembolso. Hoje em dia, diversas seguradoras que trabalham com viagem nacional, possuem uma rede credenciada. Na qual você vai até o hospital indicado pela central de atendimentos e recebe seu atendimento médico sem pagar nada. E, ainda, há diversas formas de atendimento. Por exemplo, telemedicina, e atendimento em domicílio. Vale notar que; para isso é necessário acionar a operadora de seu seguro viagem nacional e eles coordenarão um atendimento médico para você. 

QUAL ESCOLHER PARA VIAJAR NO BRASIL?

seguro viagem

Em viagens nacionais não é questão de escolher um ou outro. Pois, no fim do dia, o de saúde e de viagem nacional são seguros diferentes, com propósitos distintos. Além disso, é provável que você já possua algo destino a sua saúde fornecido por sua empresa. Compensa então averiguar se o que você possui oferece cobertura nacional. Caso possua, ótimo. Entretanto, ainda assim é recomendado contratar um próprio para sua viagem nacional. Afinal, dessa forma, tudo estará protegido. Sua bem-estar, bem como, seus pertences. 

Se estiver procurando por seguros pra viagens nacionais, e até mesmo internacionais, o “Melhores Destinos” elegeu o Vital Card como o melhor do ramo. Acesse o site deles para saber mais clicando aqui. E no blog deles há também diversas dicas de como viajar de forma segura. 

 Por fim, espero que este artigo tenha esclarecido possíveis dúvidas sobre o assunto. E boas viagens!