Nossas dicas de Restaurantes em Bordeaux

Os restaurantes em Bordeaux são um luxo para quem gosta de comer e beber bem. E não falo só pelos famosos queijos e vinhos: a cidade tem uma lista infinita de lugares incríveis, que dão vontade imediata de conhecer, seja pelo cheiro de boulangerie, pela decoração encantadora, pelo agito e bom humor dos locais vivendo a cidade, ou pelos menus bem pensados.

Entes foram os lugares que eu conheci e recomendo na cidade:

Le Boulanger de L’hotel de Ville:

le boulanger restaurante bordeaux

Nas duas semanas em que passei pelo centro de Bordeaux, eu sempre me encantava pelo movimento e pelo cheiro que sentia cada vez que um cliente abria a porta dessa boulangerie.

le boulanger restaurante bordeaux

A Le Boulanger é uma padaria francesa com decoração rústica, pequena, mas super confortável e com um cheiro delicioso. Não é para menos: a seleção de pães, bolos e doces satisfazem a qualquer cliente. O atendimento é ótimo e o preço, justo: o café da manhã com baguete, café e geléia custou 4.50 euros.

Endereço: 76 rue des Trois Conils

Chez Pompom:

Um restaurante/brasserie que pelas noites se transforma em um barzinho agitado para um bom Happy Hour. O ambiente é ótimo: são três andares com uma escadaria bonita e decoração de bom gosto, discreta.

restaurante bordeaux

Conheci no almoço, onde eles têm as opções típicas de Bordeaux: entrada, prato principal e sobremesa por 17 euros ou prato + sobremesa OU entrada por 14 euros. Pedi um steak acebolado com batatas fritas e estava delicioso: a carne veio bien cuit (bem passado) como eu pedi e muito bem servido para ser francês ;).  De sobremesa, uma tortinha e abacaxi. O serviço foi ótimo e a localização também: na Cours du Verdun, pertinho do Jardin Public.

Endereço : 4 Cours de Verdun, Bordeaux

A Cantina

restaurante bordeaux

Um bar de tapas agitadinho no térreo, e um restaurante no primeiro andar, com uma decoração linda e muitos frequentadores locais. O A Cantina atrai muitos franceses por ter opções de frios de Córsega e tapas (porções pequenas) deliciosas, além de um ambiente super charmoso e bem decorado e garçons atenciosos. Ideal para uma noite de queijos e vinhos com amigos – que foi a ocasião que eu visitei. Pedimos a tábua de Charcuterie e fromage para degustar e a seleção de queijos de ovelha, camembert e de vaca estava delicioso!

Endereço: 14, rue des Bahutiers 33000 Bordeaux France

Le Bistrot du Fromager

restaurante bordeaux

O bistrot du fromager foi recomendado por uma colega de curso que mora em Bordeaux e tem a fama de ser um ótimo lugar para tomar um bom vinho e degustar alguns queijos franceses a um valor aceitável – e tenho que dizer que o lugar faz jus à fama: a tábua de queijos pequena custa 6 euros, e o prato 10 euros, que é metade charcuterie e metade fromage. A seleção de vinhos é boa e para todos os bolsos, a partir de 4 euros a taça. Caso queira provar um bom vinho tinto da região, sugiro o Chateau Labergoce Margaux 2013 (45 euros a garrafa), foi o melhor que eu provei durante a minha viagem.

O atendimento é um diferencial: o Lucas, um garçom francês que adora música brasileira e se esforçou para conversar e recomendar os vinhos e queijos da casa.

Endereço: 3 Quai des Chartrons, 33000 Bordeaux

L’Autre Petit Bois

restaurante bordeaux le petit bois

Localizado na Praça do Parlamento, L’Autre Petit Bois é um bar de vinhos  com um dos ambientes mais fofos que eu já vi. São dois andares com iluminação baixa, uma árvore, muitos abajoures, sofás e quadros vintage e a vista da Praça do Parlamento no segundo andar que não deixa ninguém indiferente.
restaurante bordeaux le petit bois
Pedi uma bruschetta com tomates, mozzarella, alho, e manjericão assados ​​no forno com salada e de sobremesa um crumble de frutas vermelhas com chocolate branco quentinho! O preço é bem amigável: os pratos custam em média 9 euros e a sobremesa 5-6 euros. O lugar é ideal para qualquer parte do dia: seja para um café ou chocolate quente, ou um jantarzinho despojado. Eles também têm uma carta de vinho e opções de tábua de frios.
Endereço: 12 Place du Parlement, 33000 Bordeaux

Les Fils à Maman

restaurante les fils a maman em bordeaux

Um restaurante aberto entre amigos, com pratos tradicionais franceses que homenageiam uma infância feliz. Esta é a ideia do Les Fils à Maman, que por uma razão óbvia vive cheio: não há nada como uma comida “simples”, que nos remeta à memórias afetivas, e bem-feita. A decoração tem posters e brinquedos que os donos gostavam. Aproveitei para pedir aqui o tradicional Cordon Bleu, com queijo local derretido, presunto e frango empanado, acompanhado de batata frita sequinha. Impecável. O preço médio da refeição é de 35 euros. E o brunch deles também é uma ótima pedida ;).

restaurante frances em bordeaux

Endereço: 19 Rue des Faussets, 33000 Bordeaux, França

La Diplomate – Casa de Chá

casa de chá bordeaux

Eu sou louca por um chá, e por isso não posso deixar de recomendar o La Diplomate. Lá encontrei um lugar tranquilo, com decoração vintage e uma seleção de chás que poucas vezes vi na vida. E de quebra, dá pra levar pra casa a seleção que você escolher, em uma dessas latinhas charmosas.

casa de chá em Bordeaux

Espero que vocês gostem da seleção, degustem e aproveitem o melhor que Bordeaux tem para oferecer!