Booking.com

Se você é praticante de esporte de aventura, com certeza você já deve ter ouvido falar de São Bento do Sapucaí. Caso contrário, vale a pena conhecer. São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade situada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, que se destaca pelas inúmeras opções para a pratica de esportes de aventura.

A cidade é conhecida por oferecer várias opções de escalada no complexo da Pedra do Baú, que é divido em três rochas: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. As mais visitadas são a Pedra do Baú e o Bauzinho, que juntas somam 18 vias abertas para escalada.

sao-bento-do-sapucai

Uma boa opção para sentir o clima da montanha é caminhar ou pedalar pelas trilhas que cortam os bosques de araucárias e chegam até os mirantes. São dezenas de opções como a trilha que leva até o topo da Pedra do Baú, um monumento natural, que é o ponto alto para todos que visitam a região.

Uma dica é caminhar do centro da cidade até o bairro do Quilombo, onde estão situados muitos ateliês de artesãos locais que trabalham como matéria prima da região. São aproximadamente cinco quilômetros ida e volta. Destaque para o ateliê de Ditinho Joana que produz esculturas em madeira representando as pessoas da comunidade em seus momentos de lazer e trabalho.

sao-bento-do-sapucai

As cachoeiras de São Bento do Sapucaí também são pontos de encontro dos aventureiros. A Cachoeira do Tobogã, situada no bairro do Serrano, tem fácil acesso e uma queda d’água de aproximadamente 10 metros de altura tem o formato adequado para a prática de cascading ou rapel na cachoeira. Já a Cachoeira dos Amores tem várias quedas d’água, mas não é própria para nenhum esporte de aventura, somente contemplação ou um banho refrescante.

No bairro do Serrano também foi construída recentemente uma ciclovia, que começa na entrada do bairro próximo e vai até o interior, seguindo o leito do Rio Sapucai. 

sao-bento-do-sapucai

Para chegar até São Bento do Sapucaí basta seguir pela Rodovia Dutra até a subida da serra para Campos do Jordão, na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), e tomar a direção para Santo Antonio do Pinhal. Atravesse a cidade e siga em direção ao sul de Minas Gerais até São Bento.



artigo-patrocinado