Booking.com

Projeto Tamar Fernando de Noronha: Medição das tartarugas

Em meio a uma sociedade onde poucos lutam pela conservação do meio ambiente, alguns projetos se destacam pela luta contra o impacto ambiental marinho e a preservação das espécies em extinção, como o Projeto Tamar, um dos maiores – se não for o maior – projeto conservacionista brasileiro que desde o início dos anos 80 trabalha em prol das tartarugas marinhas em todo litoral do Brasil. Focado em três linhas de ação: educação ambiental, conservação e pesquisa aplicadas e desenvolvimento local sustentável, o Tamar possui atualmente mais de 20 bases pela costa do nordeste, sul e sudeste do país, que podem ser visitadas por turistas interessados em saber mais sobre as tartatugas e outras espécies que o projeto apoia.

projeto-tamar-fernando-de-noronha

Particularmente sou fã do Tamar e acho o máximo o trabalho dos biólogos que estão todos os dias trabalhando com os animais. Sempre que visito um lugar que tenha uma base faço questão de colocá-la na minha programação, como fiz na Praia do Forte – BA e em Regência – ES. Recentemente estivemos em Fernando de Noronha, e claro, não poderia deixar de visitar o projeto e ver de perto a medição das tartarugas que os biólogos fazem duas vezes por semana em alguma das praias da ilha  (em novembro de 2016 a medição estava fixa na Praia do Sueste).

projeto-tamar-fernando-de-noronha

Quandos os dois biólogos colocaram os pés na areia, os turistas curiosos começaram a acompanhá-los. Enquanto eles preparavam balança, marcadores e delimitavam o espaço, um mergulhador do Tamar já estava na água procurando a tartaruga do dia, onde depois de pouco mais de vinte minutos chegou até a praia com uma das grandes. O trabalho do Tamar é totalmente voltado às pesquisas de preservação e as tartarugas que já possuem marcadores são acompanhadas ao longo de diversos anos.  Participar desse momento sem dúvidas foi um dos mais bonitos da viagem.

projeto-tamar-fernando-de-noronha

projeto-tamar-fernando-de-noronha

projeto-tamar-fernando-de-noronha

projeto-tamar-fernando-de-noronha

projeto-tamar-fernando-de-noronha

projeto-tamar-fernando-de-noronha

Lutar pela preservação ambiental não é uma tarefa fácil, digo, inclusive, que é um dos maiores trabalhos/lutas que ativistas e naturalistas enfrentam na atualidade. A transformação está dentro de cada um. Não apoie a matança de animais em extinção. Preservar a natureza é garantir, de todas as formas, um futuro melhor.

projeto-tamar-fernando-de-noronha

*A medição das tartarugas acontecem às segundas e quintas-feiras na Praia do Sancho ou no Porto, informe-se no Centro de Visitantes do projeto.

Serviço

Projeto Tamar Fernando de Noronha

Alameda do Boldró, s/n°. – Tel: (81) 3619-1174/1577/1269

E-mail: infonoronha@tamar.org.br

Aberto diariamente, das 8:00 às 22:00

Site: tamar.org.br