Booking.com

 Programando viagem para Roma? A gente te dá as dicas!

História, arte e gastronomia são três palavras que definem bem Roma, um dos destinos mais visitados da Europa.

Foto de capa: Serhat Beyazkaya/Unsplash

Andar pelas ruas de Roma é relembrar das aulas de história ou mesmo se sentir em um filme de Dan Brown ou no clássico “Comer, Rezar e Amar”. A cidade respira arte, história e é dona de um dos polos gastronômicos mais famosos do mundo, sendo assim, reunimos neste post algumas dicas para que você possa desbravar Roma de uma forma prática e que o seu tempo no destino seja de total proveito com o que ele tem de melhor a te oferecer: uma das maiores aulas práticas de história da vida – além de claro, sabores.

viagem para roma

Foto: Serhat Beyazkaya/Unsplash

Roupas: o que vestir?

Programe bem a data da viagem de acordo com o que você pensa em vivenciar no geral da sua experiência por lá. Roma no inverno é uma cidade bem fria, e no verão o calor é como diz o ditado “é um sol para cada um”. O indicado geral é usar roupas confortáveis, já que a cidade é um daqueles destinos para se conhecer a pé. Algumas igrejas e museus não permitem a entrada de turistas com roupas curtas ou decotadas, portanto, vale ficar esperto nesse tema também. O ideal, para nós, é conhecer Roma entre os meses de maio e junho (pré-verão).

Água de beber (e de graça!)

Não compre água nos estabelecimentos comerciais. A cidade está cheia de fontes e torneiras com água potável onde você poderá beber e recarregar a sua garrafa, uma economia que fará diferença na hora dos drinques durante o happy hour. 😉 

Fiquem espertxs para não cair em golpes

Por ser um dos destinos turísticos mais visitados da Europa, Roma também atrai golpistas de rua, assim como em Barcelona. Proteja bem os seus pertences, não dê bobeira em restaurantes e bares de rua com celulares na mesa, por exemplo, e saia do hotel sempre com o básico para passar bem o dia.

Conheça a história de Roma 

Até que a gente ainda lembra de muita coisa da época da escola, mas Roma é daqueles destinos que vale a pena dar uma estudada antes de chegar lá. Vale dar uma lida sobre o Coliseu e o Fórum Romano, dois dos pontos turísticos mais famosos da cidade, que foram palco de grandes acontecimentos históricos. Atualmente há a opção de comprar um ingresso que é válido por dois dias – o ideal para ver bem ambos os lugares.

dicas de roma

Foto: Ruben Ramirez/Unsplash

Outro destino histórico que não pode faltar no seu roteiro é o Pantheon, atribuído a Marcus Agripa, um templo para prestar tributo à todas as divindades adoradas pelos romanos. O atrativo é uma obra prima da arquitetura, sendo uma das poucas construções da época antiga que até hoje se mantem em pé e que guarda um segredo sobre a engenheira da sua edificação. Mistérios de Roma… 

Lenda urbana! (ou não)

Mesmo que a cidade esteja rodeada de fatos históricos, há lendas e mitos interessantes. Uma delas é a Bocca Della Verità, uma escultura 1,75m com o rosto de um homem com a boca aberta. A lenda é um teste de verdade sem origem exata e desafia a colocar a mão na boca aberta da escultura, caso se mantenha aberta é a prova da verdade, mas caso a boca feche, será revelado um mentiroso. Não deixem de fazer uma foto na estatua de Romulo e Remo, passar as mãos nos pés na Estátua de São Pedro e caçar o fantasma de Nero na Piazza del Popolo.

dicas de roma

Se acompanhadxs fiquem espertxs na Fontana di Trevi

Não vá para a Fontana di Trevi sem três moedas na bolsa, por favor! Segundo a tradição, é preciso jogar três moedas de costas e com a mão direita sobre o ombro esquerdo na fonte e fazer os pedidos. Reza a lenda que a primeira moeda garante que você voltará à Roma, a segunda que você encontrará o amor da sua vida e a terceira é que você irá casar com um italianx – isso pode até dá confusão entre casais, é melhor organizar direitinho os pedidos antes de sair do hotel. 😉  

Arte em Roma

Fazer uma relação de Roma com a arte não muito difícil. Sempre que pensamos em Roma lembramos de um destino cheio de cultura, principalmente sacra. Visitar a Vila Borghese e conhecer a sua galeria é uma das atividades imprescindíveis por lá. Na Galeria Borgherse é possível observar obras de Tiziano, Bernini, Canova, Rafael e Carvaggio. 

Para conhecer perto de Roma…

Tire um dia para ir ao Vaticano – e se tiver missa com o Papa, vai ser mais icônico ainda. Se gosta de dirigir, alugue um carro em Roma e encare um road trip até Florença para ver as obras de Michelangelo – no caminho até lá não deixe de parar pela região do Chianti, famosa pela sua produção de vinhos. 

dicas de roma

Já saindo da capital há várias cidades, reservas e praias que se você tiver tempo, vale a visita! San Felice de Circeo, por exemplo, é uma localidade que fica entre praia e o Parque Nacional do Circeo. No parque, que fica no monte e tem uma extensão de 25km, você poderá aproveitar a floresta e ver no horizonte o mediterrâneo.

Partindo para o Adriático, a praia Sassi Neri é conhecida pelos surfistas como um local escondido com excelentes ondas, o que faz deste destino um local bastante agradável por não ser lotado. O atrativo fica perto da pequena Sirolo, conhecida pelas suas edificações medievais e belas praias. Alugar um carro em Roma será sem dúvidas um upgrade na sua viagem, a Itália é um país cheio de belezas que merecem ser apreciadas com calma, bambinos! 

dicas de roma

Agora é só organizar direitinho e se jogar nesse destino que é bucket list de muitos viajantes. Boa viagem!