Phi Phi e Maya Bay: Tudo o que Você Precisa Saber Antes de Chegar ao Paraíso!

Phi Phi é uma das ilhas mais famosas da Tailândia e Maya Bay é uma das grandes responsáveis por isso. Dizem que há 20 anos a Ilha era um paraíso que poucos tinham o privilégio de descobrir, mas hoje, com o turismo da massa,  infelizmente se transformou em uma “Ibiza” para milhares de  turistas que além de praia, buscam festa e pegação; entendo que isso deve ser maravilhoso para alguns, mas é triste ver a quantidade de lixo que a ilha está acumulando. Apesar disso, Phi Phi ainda tem algumas praias que se salvam da multidão que chega a cada dia no pier de Ton Sai,  e que estão ali, prontas para te receber e surpreender.

maya-bay

Existem duas Phi Phis: Ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Leh. Elas estão muito próximas uma da outra e com certeza a que você se hospedará será Koh Phi Phi Don, já que Ko Phi Phi Leh é uma reserva natural e não possui hotéis.

 À primeira vista não é fácil entender em que praia fica o hotel que você gostou e o que você poderá encontrar nas redondezas ou qual o aeroporto mais próximo da Phi Phi; aqui responderemos algumas das dúvidas que tivemos antes de desembarcar e abrimos os comentários para perguntas e sugestões, assim podemos melhorar o post e transformá-lo em colaborativo. 🙂

Os preços mencionados no post estão em baths tailandeses, a moeda do país.  100 baths= R$7.25 aproximadamente. 

Como Chegar desde Bangkok

Independente do transporte utilizado para sair de Bangkok, todos te levarão às ilhas de Krabi ou Phuket, pontos de saída dos ferry boats para Phi Phi. Avalie todas as opções e encontre a melhor segundo as suas prioridades!

Ônibus

Estação de Surat Thani

A jornada de Bangkok para Phi Phi pode ser longa e muito cansativa.  Os ônibus saem diariamente para Krabi e Phuket e podem demorar em média de 13 a 15 horas até chegar ao destino final. A passagem pode ser comprada diretamente na estação, mas recomendamos comprar em uma das muitas agências de turismo de Bangkok, assim você economiza tempo e a dor de cabeça de depois comprar a passagem de ferry de Krabi/Phuket para Phi Phi em cima da hora.

No ano novo de 2012-2013 as passagens de avião estavam caríssimas e decidi ir de ônibus. Uma van me buscou no hotel e me levou até uma agência próxima à rodoviária, depois de 8 horas de viagem cheguei em Surat Thani e tive que ficar com um grupo esperando uma van para Krabi por 3 horas; depois a van nos levou até o pier de Krabi (mais 2 horas) e depois de 1 hora chegamos em Phi Phi. Ou seja, 16 horas de viagem.

Preço médio: de 950 baths-1600 baths (em alta temporada os preços oscilam muito).

Dica: caso você queria comprar a passagem diretamente na estação, pegue um táxi, a estação é conhecida como’Sai Tai’ em tailandês, portanto, se pegar um táxi, diga simplesmente ‘bai sai tai mai” (vá para sai tai mai)

Trem

Nunca utilizamos o trem por considerar cansativo e mais complicado que o ônibus, mas entendemos que é uma experiência que muitos procuram. Os trens vão diretamente para Surat Thani,  logo depois é preciso pegar um ônibus ou van para Krabi e da estação de ônibus de Krabi ir para o pier, onde você pegará o ferry para Phi Phi.  Infelizmente não é possível comprar as passagens online, mas há um site para consulta de horários: http://www.thairailticket.com/esrt/Default.aspx?language=1 Os trens noturnos são uma boa opção e dizem que são confortáveis. Para comprar a passagem, é só ir até a estação de trem Hualamphong, em Bangkok, mas a opção mais prática é sempre comprar em uma das agências o pacote completo: trem, van para Krabi e ferry para Phi Phi.

Dica 1: cuide muito bem das suas malas e leve o seu passaporte, cartão e dinheiro sempre com você, já que ouvimos casos de quadrilhas especializadas em roubar as malas e mochilas colocadas na parte de trás e abaixo dos trens e ônibus.

Dica 2: tente comprar na primeira classe, a única com ar condicionado.

Avião

A viagem do aeroporto de Bangkok – Don Mueang para Phuket ou Krabi normalmente dura 1:20h, portanto, é a forma mais rápida e cômoda de chegar ao Sul da Tailândia. Há dois aeroportos a menos de 50 km da ilha, o de Phuket e o de Krabi e diversas companhias aéreas fazem o trecho Bangkok-Phuket ou Krabi: Orient Thai Airlines, Nok Air  , Bangkok Airlines, Thai Smile, Air Asia entre outras.

A melhor opção é pegar o voo para Krabi, já que o aeroporto está a aproximadamente 30 minutos do pier onde você terá que pegar o ferry para Phi Phi. No caso de Phuket, que foi a nossa opção, tivemos que pegar um táxi do aeroporto para o pier Rassada e demoramos mais 1 hora para chegar até o pier, por isso recomendamos Krabi, que é mais rápido.

Do aeroporto de Krabi para Phi Phi

O pier é próximo à cidade e você pode comprar as passagens diretamente no pier sem problemas. O táxi do aeroporto para o pier custa em média 350 baths.

Horários dos barcos Krabi – Phi Phi: 08.00 – 14.30.

Do Aeroporto Internacional de Phuket para Phi Phi

Ao comprar o voo pra Phuket, considere o tempo de deslocamento até o pier, que é de 1 hora. O táxi do aeroporto até o pier custa 700 bahts; ao chegar no pier, você terá que comprar a passagem para o ferry até Phi Phi, que custa 600 baths.

Horários dos barcos Phuket- Phi Phi
08.30 – 10.30 -13.30 – 14.30

Entendendo um pouco a Ilha

mapa-koh-phi-phi

Como qualquer lugar no mundo, Koh Phi Phi Don tem zonas mais agitadas, mas pelo centro da ilha e áreas que são um pouco mais distantes da festa, você poderá dormir tranquilamente. A ilha é como uma pequena vila que sobrevive do turismo e o meio de locomoção são as bicicletas e os barcos para longas distâncias, nada de carro! Tudo o que fizemos foi a pé, e acredite, do pier de Ton Sai até o view point, um dos pontos mais afastados do agito, são 10 minutos de caminhada. É importante entender isso para a escolha do alojamento e para o seu dia a dia. Procuramos uma mapa em boa resolução para explicar um pouco melhor e ilustrar onde está o quê:

Ton Sai Bay: ponto de chegada através do pier de Ton Sai. É na rua paralela ao pier que você encontrará um dos bancos para troca de dinheiro, mas cuidado: quanto mais próximo do pier, mais caro será o restaurante e as lojas. Está a 5 minutos andando do centro da Ilha, onde você encontrará um mercadinho de comida local, com restaurantes e barraquinhas de comida e bebida, além de agências de turismo, lojas de roupa, equipamento para mergulho e etc.

Loh Dalam Bay: a praia principal da cidade para quem adora um agito. É nela que estão os bares que se transformam em discotecas e oferecem shows com fogo pela noite, techno no volume máximo e muitos turistas felizes-bêbados-descontrolados. Isso significa que se você decidir se alojar em algum hotel no centro da cidade e paralelo à praia, escutará o som da festa até às 3 da manhã.

Ao lo Dalam: uma das extremidades de Loh Dalam Bay, onde você encontrará hotéis mais econômicos, mas ainda assim bem localizados.

Laem Tong: praia que alberga os resorts mais luxuosos da ilha, entre eles o Zeavola e Holiday Inn.

Laem Pho, Laem Him e Dalam Bay – Pequenas praias com um número limitado de resorts e longe do centro. Para chegar em grande parte delas, é necessário ir de ferry boat. São tranquilas e muito bonitas!

Long Beach – Situada a 40 minutos de caminhada do pier ou a 5 minutos de barco, é ideal para quem procura tranquilidade em uma praia paradisíaca.

Onde dormir

Phi Phi é democrática: há desde guesthouses e bungalows simples a hotéis e resorts de luxo. Tudo depende do que você está buscando, da praia que você quer se hospedar e do seu budget! Mas o melhor é que mesmo os melhores resorts da ilha são acessíveis se você se planejar e reservar com muita antecedência. É importante lembrar que o serviço na Tailândia é um quesito bem complicado, até mesmo se você se hospedar em um resort 4 estrelas. Listamos aqui alguns hotéis e resorts muito recomendáveis, seja através dos rankings e reviews ou pela nossa experiência. Reservando através do nosso link você ajuda o blog a viajar mais! Você só paga ao se hospedar e o cancelamento é gratuito  para a maioria das reservas:

Zeavola

phi-phi

Fonte:http://www.zeavola.com

Conhecido como um dos melhores resorts de Phi Phi, o Zeavola está localizado na praia de Laem Tong, acessível através de um pier exclusivo e é ideal para quem busca tranquilidade e um lugar com um bom serviço, algo difícil de se encontrar no país. Cada suíte é uma casa de madeira, com deck particular. Quem se anima?

Valor da diária: A partir de $256 dólares. Reserve aqui.

Holiday Inn

phi-phi

phi-phi

Também localizado em Laem Tong, o Holiday Inn é ideal para viagens românticas e em família para quem procura tranquilidade, e uma praia maravilhosa em frente.

Valor da diária: A partir de $171 dólares Reserve aqui.

Phi Phi the Beach Resort

phi-phi

Sem dúvidas seria uma das nossas escolhas se a viagem para Phi Phi fosse planejada com antecedência. Localizada no final de Long Beach, este hotel parece ser rústico, confortável e com as vistas mais lindas da nossa praia favorita. Está a 40 minutos caminhando do centro da cidade ou a 5 minutos de barco.

Valor da diária: A partir de $111 dólares Reserve aqui.

Phi Phi Banyan Villa Hotel

http://www.asiawebdirect.com

Fonte:http://www.asiawebdirect.com

Localizado próximo ao pier de Tonsai, o Banyan tem uma estrutura bem legal, passamos por lá diversas vezes. É perto do agito (7 minutinhos andando) e longe o suficiente para não escutar nada.

Valor da diária: A partir de $111 dólares.

Viking Nature Resort

phi-phi

Descobrimos o Viking em uma trilha do pier para Long Beach e ficamos encantados. São bungalows de madeira no meio da floresta, alguns deles com vista para a praia. Há quartos equipados com ar condicionado e todo o conforto necessário, além de um restaurante com vista para a praia do resort. Infelizmente estava completamente lotado na semana em que estávamos por aqui. Está longe do agito, a 40 minutos caminhando do centro.

Valor da diária: A partir de $31 dólares. Reserve aqui.

Paradise Resort

phi-phi

Nos hospedamos no Paradise porque está localizado na nossa praia favorita e era o único que tinha quartos disponíveis na semana em que visitamos a ilha. Os quartos são novos, amplos e o buffet de café da manhã é típico de uma pousada no Brasil. O único que deixou a desejar foi o serviço, já que os funcionários não eram muito solícitos.

Valor da diária: A partir de $41 dólares. Reserve aqui.

As Excursões e Maya Bay

A grande estrela de Phi Phi é Maya Bay e por essa razão, quase todas as excursões passam pela famosa praia. Há duas opções para chegar até lá: em excursões vendidas nas agências de turismo, onde você dividirá o barco com uma média de 20 a 30 pessoas ou alugando um long tail boat somente para você e o seu grupo ou acompanhante. Independente do que você escolher, é necessário pagar uma taxa de 100 baths para pisar em Maya Bay. Se você estiver com o barco privado, essa taxa dobra (e ninguém se preocupa em explicar o porquê).

Dica importante: Maya Bay não é Maya Bay com a maré baixa. Segundo informações de uma moradora da ilha, a maré fica completamente cheia às 12:00 da tarde e às 12:00 da noite. Recomendamos chegar às 9:30 da manhã, que é quando a maré começa a subir; nós chegamos às 8 da matina e vimos tudo seco. Já que a maré varia, o melhor é perguntar na agência o melhor horário no dia em que você for.

Excursões com um grupo

phi-phi

As excursões em geral podem ser de meio dia ou dia completo. As de meio dia geralmente partem às 9h-9:30 e voltam às 13 e as de dia completo terminam com um pôr-do-sol em alto mar. As excursões de meio dia são feitas em barcos pequenos, os famosos long tail boats; já as excursões de um dia inteiro são feitas em barcos maiores e com mais estrutura, com banheiros, área coberta e etc.

Existem muitas agências de turismo espalhadas por Phi Phi e todas vendem os mesmos passeios. Tiramos uma foto de um dos cartazes muito comum que resume o tour mais popular, que é o must-see da ilha. Há passeios de um dia inteiro que vão para Bamboo Island e Mosquito Island, que ainda não conhecemos, mas parece ser lindo também!

Média de preço: entre 400 baths e 600 baths + tava de 100 baths por pessoa para entrar em Maya Bay.

Roteiro do passeio:

Monkey Beach – Ilha dos Macacos

phi-phi

É uma parada rápida em uma praia habitada unicamente por macacos selvagens. Vale a pena a visita, mas ao mesmo tempo me dá pena porque muitos turistas não respeitam os animais e provocam, puxam, etc.

Viking Cave

phi-phi

A “Caverna dos Vikings” tem esse nome devido aos desenhos que se parecem a antigos barcos vikings encontrados nas paredes da caverna. Ela é habitada por andorinhas que fazem ninhos com a própria saliva e são considerados uma relíquia para alguns países asiáticos.

Pi-Leh Bay

phi-phiUm dos meus lugares favoritos, com o mar azul turquesa, entre as famosas pedras do sul da Tailândia. Geralmente essa parada é para snorkeling.

Lo Samah Bay

phi-phi

A parte de trás de Maya Bay, Não tem faixa de areia, mas dá uma olhada no visual…

Maya Bay

maya-bay

Precisa de alguma introdução? 😀

Shark Point

phi-phi

Outra parada para snorkeling. Como o nome diz, o ponto é conhecido por ter tubarões que são inofensivos. Mesmo assim dá um certo medo, óbvio!

 Barcos Privados

maya-bay

No caso dos barcos privados, você poderá optar entre o passeio de 3 horas ou o de 6 horas e escolher a hora de saída. O passeio de 3 horas segue o mesmo roteiro descrito acima e o de 6 horas inclui Bamboo e Mosquito Island. Fizemos tanto a excursão em grupo como alugamos um barco para nós e consideramos o long tail só para nós a melhor opção, já que temos mais tempo em cada parada e a liberdade de adaptar a rota.

Valor: os valores oscilam de 1400 baths a 1600 para 2 pessoas + a taxa de 200 baths por pessoa.

Atividades

phi-phi

Além das praias e excursões, há atividades para quem ama esporte, como escalada e Kayak. Além disso, Phi Phi está se tornando referência em mergulho na Tailândia, há mais de quatro agências especializadas.

Phi Phi Don tem um mirante, o View Point que tem uma visão de toda a ilha. São degraus eternos e logo depois um pequeno morro, mas a vista vale a pena.

Se você gosta ou quer começar a praticar Yoga, as aulas da Keira, do Keiritas Yoga são super bem recomendadas!

Estas são as nossas dicas para você aproveitar melhor uma das melhores ilhas do Tailândia. Preparados para conhecer o paraíso?