Booking.com

Temos vários posts nos bastidores/rascunhos do blog que aos poucos iremos publicando, e esse é um que era para ter sido publicado ainda quando morávamos em Buenos Aires. Minha tia foi passar uma semana conosco para conhecer o que tem de bom na terra do tango, e logo no início da viagem ela perdeu o documento de identificação no qual tinha entrado na Argentina. Me surpreendi como foi fácil solucionar o perrengue. Liguei para o consulado do Brasil em Buenos Aires e fui orientado por uma simpática funcionária a fazer os dois únicos procedimentos para resolver o problema. Muito simples, por sinal.

O primeiro você deverá ir em qualquer delegacia e fazer um BO (boletim de ocorrências), explicando que perdeu o documento. O valor cobrado pelo BO é de apenas 10 pesos argentinos, e você paga para a pessoa que preenche a queixa. Foi tudo muito rápido, em vinte minutos resolvemos a primeira etapa. Ok, mas onde eu encontro uma delegacia? Basta perguntar na recepção do seu hotel. 🙂

Com o BO em mãos fomos até o consulado brasileiro, que fica na Calle Carlos Pellegrini, 1363 – uns 10 minutos andando do Obelisco. Telefone: + 54 11 4515-6500. Explicamos o caso na recepção, mostramos o BO e recebemos uma senha. Em dez minutos a atendente nos chamou, preenchemos um formulário e em seguida a minha tia entrou em uma sala para fazer a foto e assinar a autorização para a saída do país. Não é cobrado nenhuma taxa no consulado brasileiro, o atendimento foi rápido e atencioso.

Mas atenção! Leve tanto para a delegacia como para o consulado algum documento com foto. Caso não possua, vá com algum brasileiro que esteja viajando com você, para que o mesmo preencha uma declaração informando que você é brasileiro.

De viajante para viajante > Fica a dica!

Tire fotos com o seu celular dos seus documentos de identificação (passaporte, carteira de identidade), passagens aéreas e outros trechos internos que for utilizar durante a viagem e reserva de hotéis. Além de ter tudo salvo, ainda indico que envie todo o material para o seu email. Assim, caso aconteça algo inesperado, você terá alguma identificação para facilitar o desenrolar do caso.