Patagônia: Cinco cidades incríveis para você conhecer

Na parte mais austral da América do Sul a natureza é selvagem. São numerosos glaciares e montanhas que parecem não terem fim, o vento é frio. Guanacos, pumas e outras espécies de vida animal vivem por lá, e as águas são habitadas por pinguins, elefantes marinhos e baleias. Os bosques dos parques nacionais são de filme, as pessoas são muito receptivas e o lugar em si oferece uma energia única. Assim é a Patagônia, um lugar para desconectar do mundo em que vivemos e lavar a alma.

patagonia

A patagônia está localizada no Sul da Argentina e do Chile. A parte argentina é composta pelas províncias de Neuquén, Chubut, Santa Cruz, Río Negro e Terra do Fogo, já a chilena é composta pelas províncias de Valdívia, Monte Verde, Aysén e Magallanes, incluindo o lado oeste da Terra do Fogo, Cabo de Hornos e a região dos lagos, formada por Llanquilhue, Puerto Montt e Chiloé. No total, são 1.043.076 quilômetros de beleza única e quase intocada, e é de lá que saem os cruzeiros de expedição para o Cabo de Hornos e para a Antártica, o continente gelado.

onde-ficar-na-patagonia

Entre tantas belezas, hoje destacamos 05 lugares incríveis para você conhecer na Patagônia, são eles: El Calafate, Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia.

El Calafate, Santa Cruz, Argentina

Tendo como principal atração o Parque Nacional Los Glaciares e o glaciar Perito Moreno, El Calafate é um dos principais destinos da Patagônia argentina. A avenida principal está cheia de lojas para aluguel de roupas de frio, chocolaterias, restautantes e bares ideais para tomar um vinho ou experimentar das cervejas artesanais da região. Além de visitar a maravilha que é o Perito Moreno, atrações como o Glaciarium e o seu bar de gelo, a navegação pelo Lago Argentino, o trekking no glaciar, a visita as estâncias Cristina, El Galpón e 25 de Mayo, o tour de um dia até o Parque Nacional de Torres del Paine ou até El Chaltén são algumas das atividades que a cidade dispõe aos visitantes. El Calafate é uma cidadezinha linda e com atrativos incríveis para os que são mais chegados a aventura e natureza. E aí, partiu?

el-calafate

Como chegar: A cidade tem o seu próprio aeroporto que recebe voos diários de algumas cidades da Argentina e do Chile.  As companhias aéreas que operam para El Calafate são: Aerolíneas Argentinas, LAN e LAD.

el-calafate-argentina

Onde ficar: Há hotéis na região central e outros mais afastados da cidade, os que são mais afastados dispõem de transfer grátis para os hóspedes, para que os mesmos possam ir ao centro sem ter que pagar por este serviço. As opções de hospedagem em El Calafate são muitas, dos hostels mais baratos a charmosos hotéis boutique. Em minha próxima viagem ficarei no Design Suítes Calafate, o hotel fica no meio das montanhas, tem uma cara super aconchegante e apenas o conheci quando estava lá. Outras opções que possuem boa reputação e que que valem a pena são os hotéis: EOLO – Patagonia Spirit, Esplendor El Calafate, Xelena Hotel & Suites, Unique Luxury Patagonia Hotel, Blanca Patagonia Hostería Boutique & Cabañas, Lar Aike,  Boutique Hotel La Cantera, Terrazas del Calafate e Tremun Calafate Parque Hotel.

Onde comprar os passeios: fizemos os tours com a Argentina4U.

Torres del Paine, Chile

Costumo falar que viveria aqui para sempre. Eleito como a Oitava Maravilha do Mundo em uma votação popular no site Virtual Tourist, o Parque Nacional de Torres del Paine é um dos mais belos do mundo, e é conhecido por ser a meca do trekking no Chile. No começo da temporada, no mês de outubro, milhares de aventureiros chegam ao parque nacional para fazer o famoso trekking W. Dentro e ao redor do parque nacional há vários hotéis, lodges, refúgios e campings, ideais para cada estilo de viagem. Torres del Paine é o lugar certo para quem deseja puro contato com a natureza. Os aeroportos mais próximos são os de El Calafate (Argentina) e de Punta Arenas (Chile).

torres-del-paine

Como chegar: Alguns hotéis oferecem transfer de Punta Arenas ou El Calafate, mas também há ônibus saindo de Punta Arenas, Puerto Natales e El Calafate. Geralmente os ônibus param em Cerro Castillo, cidadezinha na fronteira da Argentina com o Chile, e de lá saem vans para o parque nacional. Saímos de El Calafate e percorremos a bela Ruta 40, você pode ver como foi clicando aqui.

onde-ficar-na-patagoniaprojeto-bucket-list-torres-del-paine

Onde ficar: Ficar hospedado alguns dias dentro do Parque Nacional Torres del Paine é algo que todo viajante que gosta de natureza deveria fazer, a energia do lugar é realmente única. De campings a hotéis de luxo, o parque oferece hospedagem de qualidade para todos os bolsos. O nosso queridinho por lá é o Tierra Patagônia Hotel & Spa, que ficamos hospedados em outubro de 2013, e que junto com o Explora Patagônia servem os viajantes que desejam um pouco mais de conforto, unindo alta gastronomia e excelência no atendimento. Outros hotéis, refúgios e campings que possuem boa reputação no Booking.com e que espero em breve visitá-los são: Pampa Lodge, Quincho & Caballos, Hotel Lago Grey, Ecocamp Patagonia, Lodge Paine Grande, Hotel Las Torres Patagonia e o Hostería Pehoe.

Para entrar no Parque Nacional Torres del Paine é preciso pagar uma taxa, veja o valor no site oficial: www.torresdelpaine.com

Puerto Natales, Chile

Um porto, montanhas, várias espécies de aves, ruas pouco movimentadas e vento frio fazem parte de Puerto Natales, uma pequena cidade localizada na região de Magalhães e Antártica Chilena, a 247km de Punta Arenas, e que recebe cruzeiros de expedições pela Patagônia e é ponto de partida para os aventureiros de Torres del Paine. Mas Puerto Natales não é só uma cidade de passagem, por mais que muitos a usem somente para isso. Por lá, várias atrações podem ser exploradas, como as montanhas, passeios de caiaque, navegações por glaciares, avistamento de baleias, pinguins, aves e muitas outras atividades ligadas a natureza.

o-que-fazer-em-puerto-natales

Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Punta Arenas, e na rodoviária há ônibus para outras cidades da Patagônia.

o-que-fazer-em-puerto-natales

Onde ficar: Como todos as cidades da Patagônia, os hotéis em Puerto Natales são charmosos e aconchegantes. Nos hospedamos no Remota, um dos hotéis mais conhecidos de Puerto Natales, e gostamos. Pelo que já ouvi falar, acho que o Remota só não é melhor que o famoso The Singular Patagonia Hotel. Outras boas opções de hospedagem em Puerto Natales são: Hotel Costaustralis, Kau Lodge, Hotel Altiplanico Puerto Natales e o Hotel Hallef.

Punta Arenas, Chile

A capital da Antártica Chilena é o ponto de partida para os aventureiros que embarcam nos cruzeiros de expedição pela Terra do Fogo e Antártica. A cidade é pequena, mas há o que conhecer, como a Plaza de Armas, a Catedral, os museus, o Mercado Municipal e os ótimos restaurantes especializados em frutos do mar. Quer uma dica? Almoce no Mercado Municipal, há restaurantes do terceiro andar, sem dúvidas será uma experiência bem original na cidade. Para quem gosta de compras, em Punta Arenas há uma zona franca, um lugar cheio de turistas comprando roupas de esporte e para se proteger do frio, os valores são ótimo, tudo pela metade da metade do preço que encontramos aqui no Brasil.

australis-patagonia-terra-do-fogo

É de Punta Arenas que partem os famosos Cruzeiros Australis, que passam pela Terra do Fogo e Cabo de Hornos. Fizemos o trajeto Punta Arenas x Ushuaia, em uma viagem memorável que durou cinco dias.

Como chegar: Punta Arenas possui o seu próprio aeroporto, já que é uma das principais cidades da Patagônia. Voos de Santiago, Puerto Montt, Rio Gallegos chegam todos os dias por lá, e as companhias que operam são: LAN, Aerovías DAP, American Airlines, Qantas, SKY e Avianca.

Onde ficar: Punta Arenas é uma cidade base para quem chega ou sai da Patagônia, e por isso os hotéis não são uma experiência em si, como em Torres del Paine e Puerto Natales, mas há ótimas opções de hospedagem, como os hotéis: Hotel Cabo de Hornos, Hotel Rey Don Felipe, Apart Hotel Quillango, Hotel Isla Rey Jorge, Hotel Dreams del Estrecho e Hostal Shangri La.

Ushuaia, Argentina

A última cidade da Argentina, capital da Terra do Fogo, é também um ponto de partida para os aventureiros que pretendem conhecer a Antártica. Por lá é possível esquiar, fazer passeios de barco pelo Canal de Beagle, conhecer a Ilha dos Lobos Marinhos, o Farol de Les Eclaireurs e dar uma volta no trem do Fim do Mundo, que está dentro do Parque Nacional Terra do Fogo. Se tiver grana sobrando, vale o passeio de helicóptero ou bimotor pela região.

australis-patagonia-terra-do-fogo

Como chegar: A cidade também tem o seu próprio aeroporto, onde vários voos da LAN e da Aerolíneas Argentinas vindo de Buenos Aires desembarcam durante todo o dia. O aeroporto é pequeno, mas há restaurante, lojas de souvenir e vários caixas eletrônicos de diversos bancos.

patagonia

Onde ficar: Se você prefere movimentação, o centro da cidade é o seu lugar, além de bares e restaurantes, há muitas lojas. Agora, se você vai na vibe de descansar, relaxar e renovar as energias, indico hotéis mais afastados, como o Las Hayas Resort Hotel. Separamos também outras opções de onde ficar em Ushuaia, como os hotéis: Arakur Ushuaia, Los Cauquenes Resort & Spa, Lennox Ushuaia, Cilene del Faro Suites & Spa, Hotel Villa Brescia e Posada del Fin del Mundo.