Oxford Inglaterra: Uma cidade quase que cenográfica

Famosa mundialmente por sua universidade, Oxford, na Inglaterra, é uma cidade eclética. Ao mesmo tempo em que o ar gótico toma conta de suas ruas, os pubs e restaurantes estão sempre lotados de jovens universitários. Reservamos um de nossos dias em Londres para conhecer a cidade que abriga uma das 10 melhores universidades do mundo.

Oxford Inglaterra

Andar pelas ruas de Oxford é ter a sensação de estar dentro de um filme. A cidade em si é a grande atração. Na rua principal você encontrará várias lojas e restaurantes, tem até uma loja especializada em artigos relacionados ao clássico Alice no País das Maravilhas. Ao chegar fui buscar por um lugar de informações turísticas, já que não tinha mapa da cidade e nem sabia muito o que visitar. O centro de informações turísticas fica na Broad Street, 15 bem no centro da cidade. Compramos um mapa, marcamos o queríamos conhecer e começamos a caminhar em busca das nossas atrações.

Um pouco sobre a Universidade de Oxford: é considerada uma das 10 melhores universidades do mundo. No total são 40 colleges espalhados pela cidade, os mais famosos são: Magdalen College, New College, Christchurch, St. Johns, Brasenose e All Souls. Nomes conhecidos mundialmente estudaram em Oxford, como Bill Clinton, Tony Blair, C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis) e Lewis Carroll (autor de Alice no País das Maravilhas). Um de seus colleges, o Christchurch, foi escolhido como cenário para gravações do filme Harry Potter, e eu como fã dos filmes de J.K. Rowling fiquei encantado ao entrar nos lugares que serviram de inspiração para os seus livros e filmes.

Como chegar em Oxford Inglaterra

Saindo de Londres há duas opções: trem e ônibus; escolhemos a segunda opção por ser a mais econômica. Os ônibus saem a cada 20 minutos da Victoria Coach Station. Compramos com a Oxford Tube e aprovamos o serviço. Os ônibus eram novos, tinham wi-fi a bordo e as poltronas eram bem confortáveis. A passagem custou 16 libras (ida e volta – em 2014) e o tempo de viagem foi de aproximadamente 1h40. Outras empresas como a National Express fazem o mesmo trajeto. Fique despreocupado com a hora de voltar para Londres, o bilhete não é com hora marcada e você pode ficar em Oxford até às 3h da manhã, que é o horário de saída do último ônibus.

O que fazer em Oxford

Começamos pela rua principal – Commarket Street, passamos pela Carfax Tower e seguimos até a Christ Church, que é uma das maiores faculdades da Universidade de Oxford. A entrada custa sete libras e além do college, você pode visitar a histórica catedral e o grande salão, que serviu de inspiração para a criação da Sala Comunal do filme Harry Potter. Christ Church também foi palco das gravações do famoso filme. De lá seguimos o nosso tour e passamos pela Radcliffe Camera, um edifício com uma bela cúpula e que abriga a biblioteca da universidade, apenas estudantes de Oxford estão autorizados a entrar lá, uma pena! Ao lado da Radcliffe Camera está a  Igreja de Santa Maria (St. Mary), onde se paga três libras para subir em sua torre e observar a cidade do alto, não preciso nem dizer que esse foi o ponto alto (literalmente) do dia, a vista lá do topo é incrível. Como o tempo livre, visitamos outros colleges. No St. John a entrada é gratuita.

Ao anoitecer encontramos dois amigos que moram na cidade e nos levaram ao pub mais tradicional de Oxford, o The Famous Turf Tavern, que é o lugar ideal para tomar a velha e boa Ale britânica. Saímos de Oxford no ônibus das 21h40 e chegamos em Londres por volta das 23h. Se você preferir visitar Oxford sem pressa, poderá ficar na cidade por mais um dia para aproveitar a noite com mais tempo para visitar outros pub’s.