vagalume-no-japao

Se você é o tipo viajante que almeja e coleciona grandes experiências, coloque já na sua lista de viagens uma visita ao Japão durante o verão. O quê tem lá? Eu te conto! No mês de junho, as florestas ao redor de Tóquio ganham luzes especiais. Na verdade, o fenômeno já faz parte do calendário das atrações do verão na cidade. Estou falando dos milhares de vagalumes que tomam de conta das florestas ao redor de uma das maiores metrópoles do mundo, trazendo um espetáculo de luzes em meio a escuridão. Para vê-los não é uma tarefa difícil, já que junho é o mês do acasalamento dos insetos, por isso a floresta fica em festa! 😉 As duas espécies mais comuns por lá são: Genji-botaru e heike-botaru, e que juntos formam uma imagem única, que lembram lanternas flutuantes no meio da floresta. Prepare a sua câmera, não esqueça do tripé e boas fotos da também conhecida batalha dos vagalumes no Japão.

vagalume-no-japao

Foto: Yume Cyan

Onde ver o acasalamento dos vagalumes no Japão:

Parte do calendário de verão da cidade, os vagalumes e as suas luzes são mais fáceis de serem encontrados do que você imagina. Pesquisamos alguns lugares onde é possível presenciar o fenômeno:

vagalume-no-japao

Foto: HM777

1 – Botanical Garden Fureai

Localizado a 12 minutos andando da estação de Shibuya, o Jardim Botânico Fureai recebeu no ano passado 9.734 visitantes durante a temporada de vagalumes. Por lá, as noites escuras são um sucesso, falam inclusive que é um dos melhores pontos para presenciar o fenômeno. Além da atração em si, há um espaço onde há exibições de documentários sobre a vida dos vagalumes.

Onde: Higashi 2-25-37 , Shibuya -ku , Tóquio (estação Shibuya)

Quando: de 17 a 21 junho, das 17h30 às 21h

vagalume-no-japao

Foto: HM777

2 – Hotel Chinzanso

Não quer ir até a área rural de Tóquio? O Hotel Chinzanso oferece conforto e praticidade em seu jardim no centro da cidade. Ao som de jazz e culinária francesa, os clientes podem observar o fenômeno em noites agradáveis e cheias de luz. A experiência não é das mais em conta, mas se você quiser investir e dar um up na viagem, dizem que vale a pena.

Onde: Sekiguchi 2-10-8 , Bunkyo -ku , Tóquio ( estação Edogawabashi)

Quando: 30/05 a 20/06 das 19h às 21h.

Somente para hóspedes e clientes do restaurante

vagalume-no-japao

Foto: Rodd Lucier

3 – Sankeien Garden Firefly

Localizado em Yokohama, o Sankeien Garden Firefly cobra 500 ienes por adulto e 200 ienes por criança para ver o espetáculo. Esta é outra opção não tão longe da cidade, que é possível chegar de transporte público e garantir uma das melhores noites de luz da temporada.

Onde: Sankeien Garden (estação Negishi)

Quando: 28/05 a 05/06, das 18h às 21h

vagalume-no-japao

Foto: Takuma Kimura

4 – Yuyake Koyake Fureai no Sato

Já na parte mais rural de Tóquio, o camping localizado em Hachioji promete tranquilidade durante o show dos vagalumes. Não é fácil chegar, mas dá para ir de transporte público. Segundo as nossas pesquisas, para chegar ao local você deverá tomar o ônibus Nishi- Tokyo com destino a Jimba Kogen – Shita , e desçer na Yuyake Koyake. O valor da entrada é de 200 ienes para adultos e 100 ienes para crianças.

Onde: 2030 Kamiongata-machi, Hachioji-shi, Tokyo

Quando:  11 a 26 de junho, das 18h às 21h

vagalume-no-japao

Foto: Rodd Lucier

5 – Fussa Firefly Festival

Já virou negócio! No Fussa Firefly Festival há barracas de comidas, performances de danças em um palco e tem até vagalumes! 😀 Localizado no subúrbio de Tóquio, em alguns momentos o lugar reserva um espaço em silêncio, escuro, onde os vagalumes acasalam “tranquilamente” em meio a centenas de cliques.

Onde: Firefly Park está localizado nas imediações da ponte Ome de Tamagawa Josui (próximo da Estação Ushihama na Linha Ome, ou estação Kumagawa na Linha Itsukaichi )

Quando: 18 de junho

vagalume-no-japao

Foto: Fumial

Um momento ideal para fugir dos neons da cidade e ir em busca das luzes da natureza. 🙂