Booking.com

Onde ficar no Atacama: Tierra Atacama Hotel & Spa

Paisagens surrealistas dignas de filme, natureza em estado puro;  céu sempre colorido, às vezes rosa, roxo, laranja, em uma paleta de cores pra nenhum botar defeito. Lagos, flamingos, dunas de areia, gêisers, salares, vulcões e formações rochosas espetaculares completam o pacote de um dos destinos mais incríveis do mundo. Este é o Atacama. O destino estava na nossa bucket list, e, graças ao covite do Tierra Atacama Hotel & Spa pudemos realizar essa viagem esse ano, depois de voltar do nosso período sabático na Ásia. Se você tem dúvidas de onde ficar no Atacama, conheça a nossa experiência no Tierra.

onde-ficar-atacama

Para quem ainda não conhece, a rede Tierra Hotels possui  três hotéis boutique no Chile: o Tierra Patagônia, que nós visitamos no ano passado, o Tierra Atacama e o mais novo integrante, o Tierra Chiloé. Todos eles estão localizados em regiões onde a natureza, flora e fauna chilena são as atrações principais.

onde-ficar-atacama

O Tierra Atacama tem 32 apartamentos, todos com varanda e vista para o belo vulcão Licancabur, funciona em sistema all inclusive e possui jacuzzi, piscinas, biblioteca, bar e restaurante. O conforto e o design do hotel são um belo diferencial, já que cada ambiente tem detalhes na decoração que te farão ter vontade de morar lá: os tapetes, as louças, as mantas, todos en tons de terra, caramelo e verde, em sintonia com o local.

Ao chegar no hotel, dois funcionários nos receberam e nos levaram para o lounge, enquanto as nossas malas eram acomodadas no quarto. As primeiras horas no Tierra foram  dedicadas à acomodação, escolha das excursões dos próximos dias com auxílio de um guia privado , tudo isso acompanhado de um delicioso vinho e empanadas chilenas. Se o casal chegar antes das 14h e com disposição, pode explorar a região em um passeio de meio dia.

onde-ficar-atacama

Vista da varanda do quarto

Depois de conversar sobre a programação dos nossos dias no Atacama, fomos para o nosso quarto. Todos os apartamentos têm vista para o vulcão Licancabur e uma varanda rústica, com cadeiras para sentar, apreciar e agradecer a sintonia com a natureza e um sofá para dois, ideal para tomar algo juntos, com privacidade.

onde-ficar-atacama

Sem dúvidas acordar ali era o momento mais especial do dia, já que a cama dossel, super  confortável e romântica, ficava de frente para a varanda; tudo o que nos separava da terra alaranjada do Atacama e da vista para o vulcão era uma porta de vidro e as cortinas brancas e leves, que davam um ar ainda mais aconchegante.

onde-ficar-atacama

Ao lado da cama, um painel de vidro nos separava do banheiro, com uma ducha interna e outra ao ar live, para dias de calor ou simplesmente para tomar um banho quente em um dia de frio com a luz das estrelas (algo que eu recomendo, dependendo do seu nível de resistência ao frio).

onde-ficar-atacama

Os ammenities eram da L’Occitane e o Tierra disponibilizou lip balms e muita água sempre para combater a aridez.

onde-ficar-atacama

Os elementos locais na decoração foi algo que nos encantou, como a escadinha de madeira ao lado da ducha, as mantas e tapetes, tecidos na região, as esculturas e até mesmo a iluminação. Parece que cada detalhe foi pensado para que a gente se sentisse aconchegado e ao mesmo tempo vivendo a cultura local através dos elementos e da paisagem.

onde-ficar-atacama

No dia seguinte, começamos os passeios. Para que vocês entendam como funciona, o Tierra conta com passeios de carro, caminhadas, de bicicleta, cavalgadas, escaladas de vulcões, além de passeios noturnos, para observar a lua e as estrelas, já que o céu do Atacama é o melhor para a observação do Universo . O conhecimento dos guias e o primeiro momento de definição da programação são importantes para que você escolha as atividades conforme a sua disposição, preparo físico e gosto.

onde-ficar-atacama

A nossa primeira aventura foi o Valle de la Luna, um dos passeios mais populares da região, ideal para acostumar o corpo à altitude.

onde-ficar-atacama

Desafiando a altitude no Valle de la Luna

É um passeio de meio-dia, então voltamos exatamente na hora do almoço para curtir as varandas do hotel ao redor da fogueira tomando um vinho e observando o vulcão e degustar as delícias da cozinha chilena. Os almoços e jantares consistiam de entrada, prato principal e sobremesa, tudo preparado com ingredientes da região.

onde-ficar-atacama

Pela tarde, fomos ver o pôr do sol no Salar de Atacama, onde eu pratiquei a minha obsessão de fotografar flamingos – tem animal mais elegante e fotogênico?

onde-ficar-atacama

Nos dias seguintes, continuamos com a estratégia de tomar um café da manhã reforçado e fazer os passeios de meio dia. Os cafés da manhã eram sempre fartos e fresquinhos; alguns dias escolhia suspiro pra adoçar o dia, em outros comia só frutas e um pãozinho fresco. Daqueles para todos os paladares.

onde-ficar-atacama

Ao chegar do passeio, almoçávamos, relaxávamos tomando algo, conversando e admirando a vista e depois fazíamos mais um passeio pela tarde.

onde-ficar-atacama

No lounge externo do hotel

onde-ficar-atacama

Na parte externa do Tierra Atacama

Conhecemos os Géisers del Tatio, onde vimos colunas de vapor de água de mais de 12 metros de altura saindo de vários poços de água fervendo, conhecemos a vila de Machuca, onde observamos as casinhas de pedra e palha, além da mítica igrejinha no topo de um morro.

onde-ficar-atacama

Paramos nas Lagunas Altiplânicas, exploramos o Salar de Tara e as formações rochosas incríveis e almoçamos no Salar, em uma refeição ao ar livre, preparada pelo nosso guia. A natureza da região é inacreditavelmente linda.

onde-ficar-atacama

O hotel também disponibilizou bicicletas, que nós aproveitamos para dar um passeio até a vila de San Pedro de Atacama, onde compramos artesanato local e curtimos o clima rústico que toma conta das ruas de pedra, cheias de magia e encanto inexplicáveis. A vila também é conhecida pelos restaurantes que servem gastronomia local e as empresas de turismo, onde é possível reservar os passeios.

onde-ficar-atacama

O Atacama é um daqueles lugares especiais, seja pela natureza, pela história, pela aventura, gastronomia, pela cultura…ou pelo conjunto de todos esses elementos. O Tierra Atacama foi o lugar ideal para descobrir a região com todo o suporte, conforto e aconchego e nós recomendamos de olhos fechados. Quer saber como chegar no paraíso?

Como Chegar

onde-ficar-atacama

O hotel está aberto durante o ano todo e está localizado a cinco minutos de carro do centro de San Pedro de Atacama, uma cidadezinha pequena, mas cheia de charme, artesanato e bons restaurantes. San Pedro fica a 1 hora de carro do aeroporto de Calama, que fica a 2 horas de avião de Santiago do Chile. Ou seja, para chegar nesse pedacinho de paraíso, é preciso pegar um voo para Calama e, ao chegar, uma das vans do Tierra Atacama estarão à sua espera para te levar ao hotel. A Sky Airlines e a TAM operam voos para Calama semanalmente. Quem quer aproveitar ao máximo o Chile pode ainda combinar a estada no Tierra Atacama com uma parada em Santiago. O transporte ficou mais fácil desde que a companhia Sky começou a oferecer um voo diário entre São Paulo e Santiago, que a LAN aumentou para 17 a frequência diária de voos entre Santiago e Calama, o aeroporto mais próximo a San Pedro de Atacama, e que a Aviasur lançou voos em jatos privativos entre as duas cidades.

Serviço:

O hotel oferece pacotes com tudo incluído: estadia, comidas, bar, excursões guiadas, e transporte de/para os principais aeroportos locais.

Valores: A partir de USD 1.350,00 (pacote para duas noites por pessoa).

Reserve no Booking clicando aqui e pague apenas ao se hospedar.

Site : http://www.tierraatacama.com/

*O blog Vou Contigo Lifestyle viajou para o Atacama a convite da rede Tierra Hotels.