Booking.com

5   +   2   =  

Começo este post com uma confissão: Sou viciada em comer bem (e bastante). Por isso, viajar para mim também significa explorar e provar a gastronomia do lugar visitado.  Nos três dias que passamos no Porto, tivemos 4 experiências que recomendamos de olhos fechados. São estas:

Restaurante Vila Verde – Matosinhos

gastronomia-porto-portugal

No nosso primeiro dia no Porto, fizemos um Free Tour pelos principais pontos turísticos da cidade. O tour terminou às 12:30 e veio a dúvida: onde comer? Perguntamos ao guia e entre todas as opções que ele comentou, teve uma que nos chamou a atenção: restaurantes baratos e com peixes e mariscos fresquinhos em Matosinhos; inclusive, ele comentou que muitos restaurantes de NY compravam os peixes no porto de Matosinhos, o que me deixou bem surpresa.  Matosinhos está a 30 min de ônibus do Porto e o percurso foi muito tranquilo. O ponto final do ônibus é o do mercado municipal e ali mesmo começamos a procurar um lugar para comer. No final, escolhemos comer no Vila Verde, um restaurante bem familiar e simples, conhecido pela sardinha assada e o bacalhau na brasa.  Pedimos uma salada para começar , uma porção de sardinha , meia de bacalhau grelhado e claro, uma jarra de vinho da casa. Quando o pedido chegou na mesa, o susto: era comida para 3, 4 pessoas (o que deixou a gente preocupado, mas feliz!). Recomendo tudo que comemos no Vila Verde, estava tudo fresquíssimo e muito bem preparado e o vinho da casa era bem gostosinho!

 

gastronomia-porto

Endereço: Rua do Sul, 87, Matosinhos

Café Santiago

Durante o nosso tour pelo Porto, o nosso guia contou a origem de um dos pratos mais tradicionais do Porto: a francesinha. Nas décadas de 50-60, um português voltou para o seu querido país depois de alguns anos vivendo na França. Quando chegou, foi trabalhar em um bar no Porto e teve uma ideia: adaptar o croque-monsieur, popular nos cafés franceses aos ingredientes portugueses. Agora, prepare-se para ler todos os componentes na nossa pequena e humilde francesinha (ironia mode on): linguiça, salsicha, presunto, bife de vaca ou lombo de porco assado e fatiado, tudo isso coberto com queijo derretido, ovo frito com a gema molinha e um molho delicioso; o ovo e batatas fritas são opcionais.

Uma das francesinhas mais famosas da cidade é a do Café Santiago, já que ganhou o título de “número 1” pela Veja Porto . Sabendo disso, fomos visitar o local e provar e aprovamos e recomendamos. É um café muito simples, que nunca chamaria atenção de um turista desavisado, mas vale a pena entrar e provar. Fica pertinho do Café Majestic, o mais antigo da cidade.

gastronomia-porto-portugal

francesinha-porto

francesinha-porto

Endereço:Rua de Passos Manuel, 226

Horário: 7h30/23h (seg. a sáb)

Café Progresso

Apesar de confiarmos na tradição do Café Santiago e no critério da Veja Porto, a nossa francesinha favorita foi a de um café que entramos por acaso, em uma noite super agitada, já que estava todo mundo nervoso assistindo um jogo do Benfica x FC Porto. A ganhadora do troféu “Melhor Francesinha do Vou Contigo” foi a do Café Progresso. Foi ótimo e divertido ver todos aqueles portugueses agitados, nervosos e berrando enquanto a gente provava um dos pratos mais gostosos daquela viagem. Dá uma olhadinha:

francesinha-porto

francesinha

Quando voltamos pro hostel, fomos pesquisar e descobrimos que o Café Progesso é um café histórico da cidade,  fundado em 1899 e renovado em 2003. Nos fins de semana tem música ao vivo e funciona até às 2 da manhã!

Endereço:Rua Actor João Guedes 5  4050 Porto, Portugal

Taberninha do Manel

A Turomaquia indicou e a gente foi conferir. A Taberninha do Manel é um restaurante localizado em Vila Nova de Gaia, pertinho da Ponte D. Luis I (que une o Porto á Vila Nova de Gaia) e ao lado da cave dos vinhos Sandeman, uma das caves mais conhecidas da região. O atendimento é ótimo, assim como o ambiente de taberninha familiar. Ponto positivo: o ambiente, o bolinho de bacalhau a 0,90 € – super aprovado –  e o litro da cerveja a 6€!

 

onde-comer-no-porto

onde-comer-no-porto

Endereço: Avenida Diogo Leite 308, 4400 Vila Nova de Gaia

Veja nossos posts de Portugal

Veja nossos posts da Europa

Gostou do post? Comente e compartilhe para seus amigos. 😀

Delivery Vou Contigo – Receba nossas notícias no seu e-mail.