Booking.com

Passar um final de semana mergulhando a bordo de um catamarã na Ilha Grande é possível, graças a Atlantis Divers e a Adrenalina Mergulho, empresas responsáveis pelas operações do liveaboard Enterprise, catamarã construído com a intenção de proporcionar conforto (e muito mergulho) para aqueles que desejam passar o fim de semana debaixo d’água pela região de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Todos os finais de semana o Enterprise deixa a Marina do Engenho, localizada na cidade de Paraty, rumo à Ilha Grande, onde estão programados 7 mergulhos (04 mergulhos no sábado e 03 no domingo). No pacote estão inclusos os mergulhos, café da manhã, almoço, jantar, lanches entre um mergulho e outro e bebidas não alcoólicas, tudo muito bem organizado, além de toda a estrutura para os mergulhos.

Quer ver mais inspirações de mergulho? Acesse o site Guia do Mergulho!

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

Sobre o Enterprise Liveaboard

Com o início das operações em 2007, o catamarã recebe até 23 passageiros/mergulhadores por viagem. No total são 23 metros, e possui área de self-service climatizada, salão/restaurante com seis mesas, som ambiente e um solarium amplo e panorâmico, coberto, com espreguiçadeiras para banho de sol, caiaques, SUP’s e balsas salva-vidas. O barco está equipado também com kit duplo de oxigênio da DAN (Divers Alert Network) e equipamentos de primeiro socorros.

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

Check-in

Chegamos na madrugada do sábado e fomos recebidos pela Kiki, argentina que escolheu Paraty como casa, e instrutora responsável pelos nossos mergulhos no fim de semana. Logo estávamos em nossas cabines descansando para a maratona de mergulhos após o amanhecer.

Quartos

No total são 8 suítes climatizadas para até 3 passageiros, todas com banheiro completo com chuveiro quente, pia e vaso sanitário. As camas possuem travesseiros macios, e a roupa de cama, assim como as toalhas, são novas. Um detalhe importante! O ar condicionado funciona super bem! 🙂

enterprise-liveaboard

Foto: Divulgação

Praça de Mergulho

A praça de mergulho possui 2 bancos e acomoda até 50 cilindros, 2 escadas de mergulho, proteção contra sol e tanques e mesas para material fotográfico. Precisamos de mais? Não! 🙂 

enterprise-liveaboard

Foto: Rodrigo Mattar

enterprise-liveaboard

Alimentação

Do café da manhã ao jantar, o Chef Chello, argentino que há alguns anos vive em Paraty, prepara tudo com cuidado e dedicação. Ainda no café da manhã fomos questionados se alguém tinha alguma restrição alimentar, para que o chef preparasse pratos diferenciados do menu já estabelecido. De entrada, três sabores de pizzas, molho de mostarda com salsichas, para o principal, uma cavala assada, lombo suíno, massa com duas opções de molhos, e para finalizar, brownie com sorvete, pavês e outros doces que só de pensar dá água na boca! Se você é vegetariano, não come nada com açúcar ou tem outra restrição alimentar, vá sem medo! Eles estão preparados para recebê-lo de acordo com os seus hábitos alimentares. Uma mesa com frutas, bolos, sucos, água e refrigerantes fica sempre à disposição dos mergulhadores.

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

Roteiro

Sexta-feira: Saímos de São Paulo na noite de sexta-feira, da sede da Aqualander Mergulho. Às três da manhã chegamos na Marina do Engenho e embarcamos no Enterprise. Os pontos dos mergulhos poderão ser feitos em lages, naufrágios ou mesmo em costões, tudo dependerá da situação das marés. Para os que vão de carro próprio, o check-in é feito a partir das 20h da sexta-feira.

enterprise-liveaboard

Sábado: Acordamos, recebemos o briefing do barco, dos mergulho do dia e tomamos o café da manhã. Em seguida o catamarã ancorou na Praia dos Meros, o nosso primeiro ponto de mergulho da viagem, onde vi vários peixes que ainda não tinha visto, como um Baiacu enorme, uma tartaruga e pequenos cardumes. Da Praia dos Meros fomos para o Naufrágio Parnaioca, onde eu cheguei ao máximo de profundidade já  alcançada até esta data – 28 metros. Do Parnaioca seguimos e ancoramos até o dia seguinte na Ilha Jorge Grego, onde fizemos um mergulho no final da tarde e outro noturno, onde vimos um pequeno cardume de lulas, carangueijos, baiacus e outros peixes.

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

Domingo: Depois do café da manhã navegamos até a Bundo do Elefante – isso mesmo, esse é o nome de um dos melhores pontos de mergulho da viagem. Em seguida fizemos dois mergulhos na Laje Branca, um dando a volta na laje e outro em busca da vida animal, onde encontramos cavalos marinhos, tartarugas e moréias. Após os mergulhos foi servido o almoço enquanto seguíamos de volta para Paraty.

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

enterprise-liveaboard

O que precisa levar na mala?

Além do seu equipamento de mergulho, não esqueça do protetor solar, repelente, chapéu/boné e muita disposição, o restante é com eles. 🙂

enterprise-liveaboard

Se vale a pena a viagem? Muito! Se eu voltaria? Com certeza!

Nos vemos debaixo d’água! 🙂

enterprise-liveaboard

Serviço Enterprise Liveaboard

Quem leva? Atlantis Divers (www.atlantisdivers.com.br) e Aqualander Mergulho (www.aqualander.com.br)

Quanto custa? Dependerá da época do ano, mas a média de valores no primeiro semestre de 2016 é de R$ 1.800,00.

Datas: saídas todos os finais de semana.

*Átila Ximenes mergulhou em Ilha Grande com o apoio da Aqualander Mergulho e da Atlantis Divers.