Booking.com

Com uma visibilidade superior a 50 metros, Cozumel surpreende em vários quesitos, começando pela cor da água, um azul que até então nunca tinha visto na vida. A segunda maior barreira de corais do mundo estava em minha lista desde quando comecei a mergulhar há um ano, e quando eu estava ainda no barco, antes de cair na água, tinha estampado na cara um sorriso de um canto ao outro por estar lá. Fui com a expectativa de mergulhar em um dos melhores pontos de mergulho da América Latina, e não me decepcionei. No total são 22 quilômetros de extensão, com recifes de diferentes formas e cores, que servem de casas para moréias, tartarugas, arraias, tubarões e inúmeras espécies marinhas. Fazer um mergulho em Cozumel foi sem dúvidas o ponto forte da minha viagem ao Caribe mexicano, uma experiência que todo mergulhador merece viver.

mergulho-em- cozumel

mergulho-em- cozumel

Assim que caí na água ganhei as boas vindas de uma arraia, que com a beleza dos seus movimentos leves deixou a mim e aos demais mergulhadores paralisados. Em seguida, tartaruas de todos os tamanhos surgiram pela frente, inúmeros cardumes de diferentes espécies de peixes nadavam tranquilamento do nosso lado, e uma moréia de quase dois metros passou por nós, assim como não quer nada, nadando entre uma toca e a outra. Para deixar o mergulho mais incrível que já fiz ainda melhor, no final do segundo mergulho do dia um tubarão apareceu, deixando todos em êxtase debaixo d’água.

mergulho-em- cozumel

mergulho-em- cozumel

Ida para Cozumel

A van saiu de Cancún na hora marcada, 8h30, da sede da Aquaworld, a maior operadora de esportes aquáticos da Quintana Roo, estado que abriga as localidades de Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Chetumal, Cozumel e Isla Mujeres. A viagem entre Cancún e Playa del Carmen dura em média 1h, e de Playa del Carmen entramos no ferry com destino a Cozumel. Portanto, se você não estiver hospedado na ilha, fique tranquilo! É simples sair de Cancún, Playa del Carmen ou Tulum para mergulhar em Cozumel. Fizemos os mergulhos com a At Travel, agência de turismo brasileira baseada em Cancún. Após 40 minutos navegando, chegamos no porto de Cozumel, onde logo nos direcionaram para o barco que nos levou aos dois pontos de mergulho do dia.

mergulho-em- cozumel

Em Cozumel a preservação é levada a sério. Contei mais de 30 embarcações de mergulho, e a atividade se repete todos os dias pela manhã, tarde e noite, e mesmo com a alta demanda de mergulhadores, os corais parecem saudáveis. Os peixes curiosos já estão acostumados com os visitantes e chegam quase a nos tocar. Os 40-50 minutos de mergulho passaram rápido, e a vontade é de ficar por lá durante vários dias.

mergulho-em- cozumel

Entre um mergulho e o outro, enquanto o capitão seguia para o próximo coral, o staff serviu sucos, água, refrigerantes, bolachas e frutas. Uma vez no segundo coral, caímos na água para fazer snorkel enquanto fazíamos a para de segurança entre um mergulho e o outro.

mergulho-em- cozumel

Os dois pontos de mergulho visitados foram: Palancar Garden (28 metros) e Cidaal (17 metros), ambos duraram 45 minutos. Os dois foram ótimos e a visibilidade estava incrível. No geral, vi muitos animais, entre eles um tubarão, uma raia, uma moréia e dezenas de cardumes de peixes. Mergulhar entre os labirintos de corais coloridos também foi uma atração a parte. Agora estou mal-acostumado, e os próximos destinos em mente são: Fernando de Noronha, Bonito, Bahamas, Cuba e Galápagos. Será? Aguardem cenas dos próximos mergulhos… 😉

mergulho-em- cozumel

mergulho-em- cozumel

Serviço

Quem leva?

www.attravel.com.br

www.aquaworld.com.mx

Quanto custa?

Saindo de Cancún, o tour tem no total 11 horas de duração e custa 180 dólares + 8 dólares de taxa ambiental.

*Mergulhamos em Cozumel em parceria com a At Travel e AquaWorld. Todas as informações do blog são baseadas em nossas experiências nos destinos que visitamos.