Booking.com

Medo de voar? Selecionamos 6 dicas básicas para você ter um voo confortável

Baixar séries e filmes no seu smartphone, ingerir alimentos saudáveis e escolher a poltrona correta são algumas dicas para ter um voo confortável.

No universo viajante há um tema polêmico: voar. Para muitos essa é a parte mais difícil da viagem, e a tensão pré voo poderá aumentar a ansiedade de quem teme ao entrar em um avião. Por mais que estatísticas apontem que é quase impossível morrer em um acidente de avião, selecionamos algumas dicas para que a sua viagem seja o mais confortável possível e que o seu trajeto aéreo seja lembrado como um bom momento que te leva a realização de um sonho ao conhecer um novo destino. Anota aí!

1 – Entretenimento de bordo

Muitas companhias aéreas possuem entretenimento de bordo com uma variedade de jogos, filmes, documentários e música, mas também há aquelas que não oferece nada além da própria revista de bordo. Pensando nisso, indicamos que antes do embarque o viajante cheque com a companhia aérea sobre esse tipo de serviço, e caso não o tenha, vale levar na bagagem de mãos um livro, aquela revista preferida e até mesmo baixar filmes ou séries para passar o tempo entre o trajeto de casa e o destino final. Eu costumo levar o notebook e divido o meu tempo voando entre trabalho e alguma série que eu esteja vendo no momento.

2 – Fique atento ao horário do voo

Se você não consegue dormir durante o voo é recomendado que você escolha voar durante o dia, assim a ansiedade não atrapalhará na sua noite de sono. Nos casos de voos internacionais (que geralmente são mais longos) o ideal seria iniciar o trajeto pela manhã ou na parte da tarde, assim, ao anoitecer você estará mais relaxado e poderá – quem sabe, tirar um cochilo.

3 – Escolha da poltrona: onde você prefere sentar?

Se o medo de altura é a principal causa da sua aflição ao voar, não recomendo sentar na janela. Ao fechar o seu voo opte por sentar nas poltronas do meio ou, caso vá muito ao banheiro, no corredor. Se por um acaso o seu assento estiver marcado na janela e você não esteja bem com ele, converse com um comissário de bordo e ele o ajudará.

4 – Medicamento contra náuseas

Muitos amigos costumam tomar remédios antes de voar, e mesmo sem nunca ter enjoado durante voos eu costumo levá-los por precaução. É válido consultar o seu médico para que ele indique algum medicamento contra enjoos para evitar náuseas. Caso tenha que levar algum medicamento de uso especial, é indicado entrar em contato com a companhia aérea com antecedência para informá-los sobre o uso.

5 – Vestimenta

Não existe um dress code para voar, mas geralmente indico roupas leves, um moletom para o frio (que muitas vezes pode ser intenso durante o voo) e um calçado como um tênis. Caso o que você possua não seja suficiente e o avião esteja com uma temperatura muito baixa, você pode pedir ajuda a um dos comissários de bordo e, caso tenha a bordo, eles oferecerão mantas.

6 – Alimentação

Não há restrições alimentares pré-voo, mas indicamos que sejam ingeridos alimentos leves e que sejam evitadas bebidas com gás, feijão, frituras e álcool. Caso possua restrição alimentar, é necessário avisar com antecedência para que a companhia aérea possa preparar um menu especial de acordo com a sua dieta.

Dicas extra: na sua bolsa de mão procure deixar todos os seus documentos e a passagem aérea em um compartilhamento de fácil acesso e caso possua, não esqueça de levar um travesseiro de viagem – também conhecido como apoio de pescoço.

Espero que essas dicas te ajudem a ter um voo tranquilo. Agora é hora de apertar o cinto, dá o play naquela série e relaxar – e foca no que o seu destino irá te proporcionar nos próximos dias. Boa viagem! 😉