Jeep Experience Jalapão: um guia off-road para desbravar o Jalapão de 4×4

Jeep Experience Jalapao

Uma jornada pelas trilhas off-road de um dos maiores destinos de aventura do Brasil. Aperte os cintos, ative o modo “Sand” e viaje com a gente com o nosso guia off-road do Jalapão que foi criado durante a Jeep Experience

Aventura, liberdade, autenticidade, paixão por off-road e conexões com a natureza são alguns dos pilares que movem uma expedição a bordo de um Jeep. O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é bruto, e decidir desbravá-lo de 4×4 é ter a certeza de dias imersos em belezas naturais quase intocadas, avançando por um terreno onde só um Jeep pode te levar, afinal, esse é o espírito de uma Jeep Experience.

Jeep Experience Jalapao

48h de uma experiência off-road no Jalapão:

Aventura, descobertas e o off-road de raiz é o que os interessados em desbravar o Jalapão de Jeep terão ao iniciar a trilha. No total, são 800 quilômetros de estrada, sendo 500 destes em areia, piçarra, buracos, degraus e muita poeira. Nesses dois dias em que nos jogamos no Jalapão, podemos vivenciar o maior test drive off-road da história da Jeep no Brasil. As distâncias são longas, há pequenas cidades que servem de apoio para alimentação e hospedagem. E viver intensamente essa expedição nos mostrou que o Jalapão é sim um destino para ser explorado de Jeep, sozinho ou com amigos, da sua forma.

Jeep Experience Jalapao
Mapa da Jeep Experience Jalapão

A expedição Jeep Experience Jalapão teve quatro trechos. Iniciamos em Palmas, capital do Tocantins, onde seguimos até Novo Acordo, uma das portas de entrada do Parque Estadual do Jalapão e um dos pontos de parada obrigatório para abastecer. Começamos o trecho off-road em Novo Acordo, onde paramos para o almoço na Pousada São Félix Jalapão. Em seguida fomos para o Fervedouro Bela Vista, Cachoeira do Formiga, visitamos a Cooperativa das Artesãs do Capim Dourado e chegamos a noite na Pousada Santa Helena, em Mateiros. Na manhã seguinte seguimos em direção as Dunas Douradas do Jalapão, de lá fomos para a Prainha e retornamos para Palmas com uma parada na Pousada Águas do Jalapão.

Jeep Experience Jalapao

Trechos detalhados:

Palmas x Novo Acordo

Novo Acordo a São Félix do Tocantins

São Félix do Tocantins x Mateiros

Mateiros x Palmas

Jeep Experience Jalapao

Por trás do vidro empoeirado paisagens brutas se mostram a cada quilômetro rodado, e a receita é simples: junte a vontade de se jogar por trilhas off-road, o seu Espírito Jeepeiro, máquinas 4×4 e um dos principais destinos de aventura do Brasil. O resultado é certo… será uma viagem memorável!

Quando estamos a bordo de um Jeep não dá para sair muito da zona de conforto, já que os Jeeps são super confortáveis e possuem um seletor de terrenos, onde você poderá escolher os modos: automático, neve, areia e lama,  e na versão Trailhawk, ainda tem o modo pedra, para os obstáculos mais difíceis.

Jeep Experience Jalapao

11 dicas para uma viagem off-road de sucesso pelo  Jalapão

1 – Viu um posto com combustível de boa qualidade? Abasteça! No Jalapão as distâncias são longas.

2 – Contrate um guia local! Não há placas com informações no Jalapão. Mesmo com mapas e GPS em modo offline, não é fácil se guiar por lá.

3 – Defina os seus pontos de interesse com antecedência, assim você poderá organizar melhor o roteiro da sua viagem.

4 – Hidrate-se! O Jalapão é bruto, é quente! Não tem nenhuma construção ou ponto de apoio além das cidades base. Portanto, fica a dica para levar uma bolsa térmica com bastante água e snacks.

5 – Se for com o seu próprio Jeep, faça uma revisão completa antes de sair de casa, caso alugue, certifique-se que os pneus, assim como o estepe, estejam em boas condições.

6 – Comece o dia o mais cedo possível! Assim como amanhece cedo, entre 5h30 e 6h, a luz do dia no Jalapão vai embora cedo, entre 17h40 e 18h. Não é impossível dirigir a noite, mas sem dúvidas será muito melhor fazer as trilhas observando as paisagens ao longo do dia.

7 – Protetor solar, boné, repelente, sapatos e chinelos confortáveis são ítens indispensáveis. No Jalapão o dia começa beirando os 30 graus, chegando a até 45 graus no meio do dia, portanto, leve roupas leves para o dia, e para a noite, um casaco leve será o suficiente.

8 – Leve dinheiro em espécie. Poucos são os lugares que aceitam cartões de crédito ou débito.

9 – No Jalapão você poderá praticamente dirigir o dia inteiro sem cruzar com ninguém, sem passar por povoados ou cidades, portanto, leve na mala um kit de primeiros socorros.

10 – Lembre-se, o ritmo da viagem é dirigir com segurança. E no caso de comboios, siga sempre as regras, como esperar quem vem atrás e seguir os direcionamentos do carro madrinha.

11 – Ter o espírito aventureiro, ou melhor, ter o Espírito Jeepeiro!

As principais atrações do Jalapão    

Dunas douradas, cachoeiras com águas cristalinas, praias de rios, fervedouros e claro, as trilhas off-road, são algumas das principais atrações do Jalapão. Para vê-las, é necessário no mínimo dois dias completos dirigindo Jalapão adentro, mas caso tenha mais dias livres para explorar o cerrado, fique a vontade, o Jalapão tem muito o que mostrar.

Jeep Experience Jalapao

Fervedouro Bela Vista

A paisagem do Jalapão é atravessada por uma grande quantidade de nascentes que brotam do solo arenoso, dando origem a rios e muitas quedas e nascentes d’água, como no caso dos fervedouros – que são nascentes subterrâneas de águas que irrompem do solo com muita pressão, dando a sensação que a água está fervendo, mas na verdade os fervedouros são um oásis no meio do cerrado, ideais para dar uma refrescada depois de horas de trilhas abaixo de um sol de mais de 40 graus. O tom esverdeado do poço se deve a areia de origem calcária que se acumula no fundo.

Jeep Experience Jalapao

Abraçado por árvores tropicais, entre elas, algumas bananeiras, o Fervedouro Bela Vista é um dos mais visitados. Por lá há estrutura de mesas e cadeiras de madeira para organizar piqueniques, redes para descansar sob as árvores, além de banheiros e vestiários.

Jeep Experience Jalapao

Quanto custa: R$ 15,00

Como chegar: O Fervedouro Bela Vista está localizado próximo da cidade de São Félix/ TO-110 São Félix do Tocantins – TO.

Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga é um dos principais pontos turísticos do Jalapão, e é fácil entender o motivo. Mesmo sendo pequena, em relação as outras cachoeiras do parque, ela se destaca pela piscina natural com tons esverdeados que é formada com as fortes águas do Rio Formiga, formando uma hidromassagem natural devido a forte pressão das águas.

Jeep Experience Jalapao

Ao redor da piscina natural, a vegetação é exuberante e lembra a mata atlântica, com palmeiras, samambaias e muitas outras árvores. Como outros atrativos do Jalapão, a cachoeira está localizada em propriedade particular, que pertence a remanescentes de quilombolas, e paga-se pela visita. Há área de camping para os aventureiros que pretendem acampar no Jalapão.

Quanto custa: R$ 20,00

Como chegar: saindo de Mateiros, pela rodovia BR-225 em direção a São Félix, são 36 km por estrada de chão.  

Cooperativa das Artesãs do Capim Dourado

Localizada no povoado de Mumbuca, em Mateiros, a Cooperativa das Artesãs do Capim Dourado, também conhecida como Associação Capim Dourado, foi criada no ano 2000 por um grupo de artesãs com o objetivo focado no manejo do capim dourado, além de organizar e estimular a comercialização do artesanato, principal fonte de renda das famílias que fazem parte da comunidade.

Jeep Experience Jalapao

O capim dourado passou a fazer sucesso como artesanato no início dos anos 2000, a mesma época em que o Jalapão despontou para o turismo. Tudo começou pelas mãos da Dona Miúda, líder comunitária que já fez sua passagem. O capim é colhido apenas uma vez por ano, no começo da primavera, antes das chuvas, que chegam por lá em meados de outubro. Nas mãos das artesãs locais, a planta se transforma em lindos cestos, colares, brincos e outros artefatos, e a Casa do Artesão, localizada também no povoado de Mumbuca, abre diariamente no horário comercial para comercializar o artesanato com os turistas que visitam o Jalapão.

Como chegar: Povoado de Mumbuca, s/n, Mateiros – Tocantins.

Telefone para contato: (63) 3570-1092

Dunas Douradas do Jalapão   

Prepare-se para conhecer a atração mais curiosa do Jalapão, as Dunas Douradas. Formada a partir das erosões das serras rochosas da região, as dunas são um espetáculo natural que junto com a Serra do Espírito Santo, o lago e a vegetação ao seu redor formam a paisagem mais icônica do Jalapão, um oásis em meio ao deserto.

Jeep Experience Jalapao

Uma vez lá, a dica é explorar as dunas. Há placas indicando por onde o visitante pode subir e até onde pode ser explorado. A vista do topo das dunas será sem dúvidas uma das mais bonitas da viagem. Se tiver oportunidade, veja o nascer ou pôr do sol do alto das dunas, deve ser uma experiência ainda mais inesquecível.

Jeep Experience Jalapao

Entrada grátis.

Como chegar: saindo de Palmas, 282 km pela TO-255 (cerca de 4 horas de viagem em veículo com tração 4×4)

Prainha do Rio Novo

Ao longo do Rio Novo existem vários bancos de areia, e alguns deles se destacam, como é o caso da Prainha do Rio Novo, que fica logo abaixo da Cachoeira da Velha. A Prainha é dona de uma beleza singular, suas areias amareladas e finas são rodeadas de árvores tropicais formando uma grande área sombra ideal para momentos de descanso. Aliás, sombra e água fresca é por lá  mesmo! O Rio Novo é conhecido por ser um dos únicos rios do mundo com água potável. A dica aqui é se refrescar nas águas do rio, fazer um piquenique e renovar as energias para a sua próxima parada no Jalapão.

Jeep Experience Jalapao

Entrada grátis.

Como chegar: o acesso ao Rio Novo é feito pela TO-255. Mateiros, TO.

Parar na estrada para observar o pôr do sol, as estrelas e o nascer da Lua

Dirigiu até o anoitecer? Que tal parar um pouco e olhar para o céu? Sem dúvidas será um dos pores do sol mais incríveis que você verá na vida, assim como o céu mais estrelado. Essas fazem parte das atrações que não tem preço, literalmente.

Jeep Experience Jalapao

Onde ficar no Jalapão

No Jalapão há opções de pousadas e lodges para passar a noite, ou até mesmo curtir o dia entre um atrativo e outro. Em Mateiros, dormimos na Pousada Santa Helena (pousadasantahelenajalapao.com.br), localizada dentro do Parque Estadual do Jalapão. Para os que estão com planos de dormir em São Félix do Tocantins, existe a opção do Jalapão Ecolodge (jalapaoecolodge.com.br), uma das melhores opções de hospedagem da região. Se procura hotel em Palmas, a nossa dica é o Hotel Girassol Plaza.

Jeep Experience Jalapao

Que a Jeep continue a desbravar e fazer história pelo nosso Brasil, seja no cerrado, na Caatinga, na Amazônia, no Pantanal, na Mata Atlântica ou no Pampa. O que importa aqui é viver o novo!

Afinal, Jeep não é uma marca, Jeep é uma experiência!

Preparado para se jogar no Jalapão? O cerrado te espera!

Jalavibes!

#JeepExperience

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Onde ficar em Fernando de Noronha: Pousada Teju Açú
pousada teju acu

Onde ficar em Fernando de Noronha: Pousada Teju Açú

Onde ficar em Fernando de Noronha: Pousada Teju Açú Uma rede com renda na

Próximo
5 motivos para conhecer Abrolhos
abrolhos

5 motivos para conhecer Abrolhos

5 motivos para conhecer Abrolhos Ficar lado a lado de um dos maiores mamíferos

Leia também