Booking.com

A Itaipu Binacional é um lugar que você não pode deixar de conhecer em Foz do Iguaçu. A maior produtora de energia do mundo, que também é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, encanta a todos com sua grandiosidade. No ano de 2009 o lugar atingiu a marca histórica de 15 milhões de visitantes, sendo esses de 188 países. Durante a visita, descobri que a Itaipu trabalha para gerar muito mais do que eletricidade. São dezenas de ações que se tornaram referência na preservação do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida dos brasileiros e paraguaios.

Itaipu Binacional – Mirante Central. (Foto: BlogTur)

Você pode conhecer a Itaipu em vários roteiros. Fizemos o Circuito Especial que é a mais completa das visitas, conhecendo o interior da Usina e fazendo paradas em pontos estratégicos, como o topo da barragem, a sala de comando central, o eixo de uma unidade geradora em pleno funcionamento, as galerias onde estão instaladas as turbinas e as imponentes catedrais de concreto. A visita tem duração de 2h30. Idade mínima para o Circuito Especial é de 14 anos. Atenção às restrições: Não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts ou minissaias.

A visita é iniciada no Centro de Recepção de Visitantes com o filme “Itaipu, a nova geração”, que conta a história da construção e detalha os projetos socioambientais desenvolvidos pela Itaipu, em seguida passamos pelo Canal da Piracema, paramos no Mirante do Vertedouro, Mirante Central, Barragem de Concreto e chegamos na Estação Catedral, onde inicia o passeio ao coração da Usina. Conhecemos o Canal de Fuga, a Sala de Comando Central e o Eixo da Turbina.

Além do Circuito Especial, existem outras opções de roteiros para conhecer a Itaipu, como a Visita Panorâmica, que é mais curta e passa apenas pela área externa como: Mirante Central, Vertedouro e pelo Alto da Barragem. Tem duração de 1h30. Horários: das 8h às 16h.

Na terceira noite em Foz do Iguaçu, fomos ver a Iluminação da Barragem, que represa as águas do Rio Paraná. Chegamos no Centro de Recepção dos Visitantes e já entramos no ônibus panorâmico. Tudo acontece no Mirante Central. Em meio a trilha sonora criada especialmente para a apresentação, o acendimento das luzes começa em perfeita sincronia. O espetáculo é bonito, porém, curto. A Iluminação da Barragem acontece somente às sextas e sábados, às 20h. (É aconselhável o agendamento prévio e fica a dica para chegar com 30 minutos de antecedência).

Ingressos: Consulte o site www.turismoitaipu.com.br ou ligue no 0800 645 4645 / (45) 3520-6676