gili-air

Gili Air, essa ilha que não é tão badalada como a sua vizinha, Gili Trawagan e não tão tranquila como Gili Meno. Mas ainda assim, tem o seu encanto. Destacamos 6 razões pelas quais amamos essa ilha que está localizada entre Lombok e Bali.

1- Não há carros, nem motos

Diferentemente de todos os países asiáticos que visitamos, Gili Air é dominada por dois tipos de transporte: charretes e bicicletas; é maravilhoso estar em uma ilha onde o som do mar e dos passarinhos dominam o ambiente. Além das galinhas, dos bois e dos cavalos, claro. Isso nos leva ao segundo ponto dessa lista.

gili-air

gili-air

2- Os animais

Prepare-se para encontrar galos, galinhas, pintinhos, gatos, cavalos, vacas e até mesmo crocodilos pelo caminho. Felizmente é possível ver a vida cotidiana dos moradores da ilha com os seus animais passeando pelas ruazinhas de terra. Em 4 dias na ilha vimos 3 crocodilos; confesso que é assustador, mas, segundo os moradores, eles são inofensivos e eles realmente fugiram da gente ao ouvir os nossos passos.

Além disso, a vida marinha é incrível: tartarugas, corais, peixes de todas as cores…

gili-air


3- As praias

Comparada a Gili Meno e Gili Trawagan, Gili Air não tem as praias mais deslumbrantes, mas ainda assim, a cor do mar surpreende, assim como os corais sequinhos que se misturam com a areia.

gili-air

gili-air

4 – As pessoas

Como Gili Air ainda não tem muita estrutura para receber milhares de turistas, é muito normal passarmos pelas casas e ser abordados pelos moradores e pelas crianças com um sorriso ou as perguntas normais dos locais: “where are you from?” “where are you going”? E pra mim, que amo crianças, é uma delícia vê-las brincando, correndo e sorrindo.

gili-air

5- Os bares, restaurantes e bungalows de frente pra praia

Imagine vários bungalows com almofadinhas, puffs, mesinhas e vista pro mar e com um preço super acessível?  Esse é o coeficiente comum de quase todos os bares e restaurantes da ilha, que, cá pra nós, é uma maravilha. Fazer todas as refeições com vista pro mar em uma cabaninha dessas era relaxante e um daqueles momentos plenos :).

gili-air

gili-air

6- É simples

Tá com vontade de descansar? É só se espreguiçar em um dos bungalows ou cabaninhas de frente pro mar. Comer algo diferente? Tente em um dos restaurantes na beira da praia, pode ser uma tapa espanhola ou uma pizza no restaurante italiano que fica ao lado. Quer se deslumbrar? Alugue um pé de pato, um snorkell e caia no mar.

Ver algo diferente, além de mar e areia? Pegue a bicicleta e se perca pelo interior da ilha. Cansou de Gili Air e quer curtir uma festa em Gili Trawangan ou a paz de Gili Meno? Pegue um dos barcos que saem diariamente e mude de ilha por 25.000 (5 reais).

gili-air