Booking.com

Festival das Flores em Chiang Mai

O voo Krabi-Chiang Mai decolou e tirei o Lonely Planet da bolsa para definir alguns pontos turísticos que queria visitar e ler algumas curiosidades sobre Chiang Mai. Qual não foi a minha surpresa e alegria ao lembrar que o famoso Festival das Flores seria no fim de semana em que estaríamos na cidade? E mal sabia eu o que me aguardava – para o bem.

O Festival acontece todos os anos, no primeiro fim de semana de Fevereiro. A cidade, conhecida como “A Rosa do Norte”, se fantasia com flores e cores  por 3 dias, mas o sábado é o dia do desfile ou do carnaval, como eles dizem por aqui. O desfile começou às 15:30 na Ponte Nawarat Bridge, logo desceu a Thapae Road até chegar ao Thapae Gate, continuando pelo Chiang Mai Gate e terminando no parque Buak Hat. Durante todo o percurso, cada carro alegórico tinha uma música ou um “bloco” tocando clássicos como “All you need is Love”, com direito a saxofonistas e muita animação.  Se a fome bater no meio do caminho, há uma infinidade de bares, restaurantes e barraquinhas na rua vendendo comida tailandesa.

Além do desfile, durante todo o fim de semana é possível acompanhar exibições de flores, concursos de beleza para escolher a Miss do evento, shows, música pelas ruas e etc; o ponto principal do festival é o parque Buak Hat. Tudo é bem organizado e frequentado por turistas e locais com as suas famílias, não vimos nenhum tipo de briga ou risco.

Dicas para curtir bem o Festival:

  1. Leve protetor solar e um chapéu, já que esse ano o calor foi intenso.
  2. Leve uma canga ou algo para se sentar nos meio fios das ruas, já que a festa pode durar até 9 horas e às vezes é bom se sentar e ver os carros passarem.
  3. Chegue cedo para ver a organização dos carros e os participantes se preparando, vale a pena!

Para quem quer se organizar, criei um mapa da rota completa:


E aí, se animou? O Flower Festival de 2015 vai acontecer entre os dias 6-8 de Fevereiro!