Booking.com

Há mais ou menos cinco anos, uma prima que tinha acabado de voltar da Patagônia me mostrou umas fotos do Perito Moreno, em El Calafate e falou muito sobre a viagem, a energia do lugar, a natureza pura e aparentemente intocada e disse também que um dia todo aquele gelo iria acabar. Naquele dia voltei para casa e busquei mais informações sobre o Perito Moreno, li sites, comprei um guia da Argentina, e junto com o Aconcágua, em Mendoza, o Perito Moreno entrou para a minha gigante lista de lugares que queria conhecer.

Desde junho, quando mudamos para Buenos Aires, coloquei o Parque Nacional Los Glaciares como meta para uma das primeiras viagens que eu queria fazer por aqui na Argentina. Nos organizamos e no início de outubro embarcamos de Buenos Aires para El Calafate, onde marquei o meu terceiro check da minha bucket list, a tal listinha de lugares que quero conhecer. 🙂

el-calafate-argentina

Para chegar até o Parque Nacional Los Glaciares você poderá ir de carro ou com algum ônibus de excursão, como no nosso caso. Fomos em um ônibus da Argentina4u, saímos de El Calafate às 8h da manhã, paramos em um lago para fotografar e seguimos até o parque nacional. Na entrada pagamos a taxa de entrada que custa 90$ (pesos argentinos – não são aceitos cartões de crédito/débito) para brasileiros e nacionalidades que fazem parte do Mercosul e seguimos até um pequeno porto, que por 50$ (pesos argentinos – pago no cais) você navegará durante uma hora até chegar muito próximo ao Perito Moreno, um ótimo começo para quem tanto queria conhecer mais um Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

Entramos no barco, ouvimos as recomendações e logo fomos para o 2º andar , ao ar livre, em um frio de uns 2ºC, chuva e um vento muito forte, mas com o Perito Moreno na frente ninguém ligou muito para as condições climáticas. Ouvir o barulho do gelo desprendendo foi emocionante, todos estavam com um sorriso na cara e eu parecia uma criança que tinha acabado de ganhar um presente que muito queria. Ficamos meia hora parados na frente do glaciar, tempo suficiente para fotografar, filmar e admirar a paisagem.

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

O barco voltou para o porto, entramos mais uma vez no ônibus e em cinco minutos chegamos no restaurante do parque, onde além de comidas e bebidas há uma loja de souvenir (com preços bem acima das lojinhas da Avenida Libertador, a principal da cidade) e banheiros. Entramos no restaurante apenas para comprar água e já começamos a descer as passarelas que levam a diversos mirantes, tudo é muito bem sinalizado.

el-calafate-argentina

A cada curva muitos cliques e muitos suspiros. O Perito Moreno é realmente incrível e grandioso, não temos como explicar melhor, você terá que ir lá para sentir o lugar.

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

A estrutura do Parque Nacional Los Glaciares vai a altura da sua principal atração, são quilômetros de passarelas que mostram diferentes pontos de vista do Perito Moreno, há elevador para cadeirantes e é uma atração para todas as idades. O parque ocupa uma área de 724.000 hectares e está localizado no sudoeste da província de Santa Cruz. Em 1971 foi decretado parque nacional e reserva nacional, em 1981 a UNESCO o declarou como  Patrimônio Mundial da Humanidade.

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

el-calafate-argentina

Não entre numa fria! Como fomos no final do inverno e o tempo na Patagônia é o mais bipolar que já vi (tive momentos de muito sol e céu azul até aparecer uma nuvem e começar a nevar, tudo em dez minutos), alugamos roupas na loja Abranpampa, que fica na Avenida Libertador, 1329. Cada peça custa 60$ e alugamos calças e casacos por um dia (se você vai para Punta Arenas, no Chile, a cidade possui uma Zona Franca, onde todo equipamento de aventura é muito barato).

el-calafate-argentina

Serviço:

O Parque Nacional Los Glaciares fica a 85 km do centro de El Calafate.

O tour tem a duração de sete horas e você poderá comprar pelo site da Argentina4u: www.argentina4u.com

A administração do Parque Nacional los Glaciares fica na avenida principal de El Calafate.

Avenida Libertador, 1302 – Z9405AHG – El Calafate, Santa Cruz, Argentina.

Telefone: (54) 02902 491-005/545/788/755

E-mail: losglaciares@apn.gov.ar

Os valores mencionados são de outubro/2013.

Veja todos os posts de El Calafate.

*Agradecemos a Argentina4u pelo apoio fornecido em El Calafate.