Booking.com

Seja no mar do Caribe, pelas paradisíacas ilhas asiáticas ou mesmo em vários pontos da costa brasileira, sempre que eu via fotos de amigos mergulhando ou mesmo uma matéria ou documentário sobre o assunto, a minha vontade de ser um mergulhador aumentava. Um dos ítens pendentes da minha lista era a certificação Open Water Diver PADI, também conhecida como Curso de Mergulho Básico, onde o aluno aprende os conceitos básicos para a iniciação no mundo subaquático, habilitando o novo mergulhador a explorar profundidades de até 18 metros, sempre acompanhado de outro mergulhador certificado. Nos rabiscos da minha lista a certificação estava prevista para ser tirada em Fernando de Noronha, o paraíso do mergulho no Brasil, mas por questões de não saber quando irei até lá e na próxima temporada do Projeto Bucket List nós iremos explorar bastante o mergulho, decidi buscar uma escola de mergulho em São Paulo.

Quer ver mais inspirações de mergulho? Acesse o site Guia do Mergulho!

curso-mergulho-em-sao-paulo

Onde fazer curso de mergulho em São Paulo:

Pesquisando no Google encontrei a Aqualander Mergulho, administrada por Glaucio Magnossão, que está há 25 anos no mercado, 20 deles como instrutor. O curso é dividido em três estapas: teoria na sede da empresa, prática na piscina e prática no mar. As aulas podem ser feitas durante a semana – segunda e quarta-feira das 19h30 às 22h30 (aulas teóricas) e terça e quinta-feira das 20h30 às 23h30 (prática na piscina), ou no fim de semana, sábado e domingo das 9h30 às 12h30 (teoria) e das 14h às 18h (prática). Além dos horários normais, a Aqualander está aberta a montar aulas particulares para quem não se encaixa com o cronograma fixo dos cursos.

Optei pelas aulas no fim de semana, e pela manhã assistimos um vídeo da PADI com todas as informações básicas para se tornar um mergulhador, e na parte da tarde treinamos na piscina o que aprendemos pela manhã. As turmas possuem no máximo oito alunos, e além do instrutor há um Dive Master para apoio.

curso-mergulho-em-sao-paulo

Viagem para check-out em Ilha Grande, RJ

Após as aulas teóricas é hora de cair no mar! Para tirar a certificação é necessário que o aluno faça quatro mergulhos, desenvolvendo no mar tudo o que aprendeu na sala de aula e na piscina. A Aqualander Mergulho oferece saídas mensais para Ubatuba, Paraty e Ilha Grande/Angra dos Reis. Com a parte teórica ainda fresca na mente, fomos no fim de semana seguinte para Ilha Grande fazer o nosso check-out. Dessa vez a brincadeira era séria e agora o mergulho seria de verdade, no mar, com a correnteza, os animais e o frio na barriga. Ilha Grande tem mais de 100 praias, diversos atrativos históricos e culturais, 16 trilhas oficiais sinalizadas e é um destino ótimo para a prática do mergulho.

curso-mergulho-em-sao-paulo

curso-mergulho-em-sao-paulo

Saímos na sexta-feira a noite e chegamos em Ilha Grande antes do amanhecer. O ônibus era confortável, a poltrona inclinava quase 180 graus e acompanhava um travesseiro e lençol, além de água. Em Ilha Grande nos hospedamos nos chalés da Pousada Recanto dos Lima, que está localizada quase na beira da praia de Matariz. A pousada dispões de uma piscina, quadra de vôlei, sala de tv, salão de jogos, playground, bar e um restaurante com comida caseira. Telefone: (24) 3365-0756 e site: www.recantodoslima.com.br. Os quatro mergulhos, equipamentos (cilindros, colete, cinto de lastro, regulador, instrumentos e roupas) e alimentação estavam inclusos no pacote da Aqualander Mergulho.

Sobre os equipamentos, os únicos ítens que não estão inclusos são: nadadeira, máscara e snorkel. Caso não tenha, você poderá comprá-los na sede da empresa.

curso-mergulho-em-sao-paulo

curso-mergulho-em-sao-paulo

curso-mergulho-em-sao-paulo

Como são os mergulhos de check-out:

No total são quatro mergulhos – dois no sábado e dois no domingo. Descemos em cinco alunos, um instrutor e um dive master. Praticamos tudo que aprendemos anteriormente nas aulas, e como no último mergulho já estávamos bem treinados, saímos em duplas desbravando a região, acompanhado do instrutor. A sensação de estar pela primeira vez debaixo d’água é indescritível. Sem dúvidas descobri um mundo novo a ser explorado, e estou cheio de vontade de mergulhar em vários lugares do mundo. Ps: já fiz até uma lista. 🙂

curso-mergulho-em-sao-paulo

curso-mergulho-em-sao-paulo

curso-mergulho-em-sao-paulo

curso-mergulho-em-sao-paulo

Nos vemos debaixo d’água! 🙂

Serviço:

Aqualander Mergulho

Site: www.aqualander.com

Telefone: (11) 3862-7974

Endereço: Rua Aimbere, 135. Perdizes, São Paulo – SP.

* O conteúdo desse post foi produzido com o apoio da Aqualander. Toda a informação relatada foi escrita por Átila Ximenes, autor do blog Vou Contigo Lifestyle, baseada na sua real experiência.