Booking.com

Tailândia: 10 Fatos e Curiosidades sobre a terra do sorriso

Todos sabemos que a Tailândia tem uma das praias mais paradisíacas do mundo, é totalmente aberta para o turismo e tem preços acessíveis, mas está longe de ser apenas isso. Estou visitando o país pela segunda vez e confesso que me interesso cada vez mais pelo povo e pela cultura tailandesa e por isso  decidi reunir nesse post alguns fatos e curiosidades básicos, a intenção é ir atualizando com novas descobertas.

Se você quiser compartilhar algum fato curioso, seja bem-vinda@, os comentários estão abertos!

curiosidades-tailandia

O budismo

 A religião oficial da Tailândia é o budismo; mais de 95% da população pratica o budismo teravada.

O sorriso

A Tailândia é conhecida como a terra dos sorrisos. Os tailandeses podem não entender o que você diz, podem não conseguir se comunicar com você, mas a reação quase sempre será um sorriso, seja durante uma negociação ou  uma conversa no meio da rua. E tem remédio melhor? 🙂

O wai

As pessoas não se cumprimentam com beijos ou abraços, mas sim unindo ambas mãos no peito, como um gesto de oração e inclinando levemente a cabeça para baixo, com a ponta dos dedos tocando o nariz e o queixo em direção ao peito. O “oi” tailândes se chama wai e é um sinal de respeito muitas vezes; no caso de cumprimentar um monge ou figura pública por exemplo, a inclinação do corpo é maior e as mãos devem estar acima do nariz. Culturamente o wai é visto como sinal de respeito, e por isso não é adequado cumprimentar a crianças e funcionários de um hotel dessa maneira.

Os mercados

Existem inúmeras barracas, feiras de rua por todos os lados, vendendo frutas típicas, banana frita, sopas, arroz frito, noodles, pad thai e até roupas e objetos usados. Os mercados noturnos também são populares na capital.

Sapatos fora, sempre

Seja em um templo ou a casa de um local, tire os sapatos antes de entrar. Além disso, apontar algo ou alguém com os pés é uma tremenda falta de respeito, portanto, fique atent@ :).

Comer bem

A gastronomia tailandesa é deliciosa, picante e acessível. Você poderá encontrar frutos do mar frescos em uma barraquinha de comida em Chinatown por menos de R$ 20,00 ou provar o menu em um dos melhores restaurantes do mundo por 60 dólares.

Museu a céu aberto

A Cidade Antiga, também conhecida como Muang Boran, no sul de Bangkok, é considerada o maior museu a céu aberto do mundo. É uma ótima oportunidade de conhecer melhor a história da Tailândia através de mais 100 cópias de monumentos famosos distribuídos em mais de 200 hectares.

Os apelidos

 Todo tailandês tem ao menos um apelido, que eles usam dentro da família e entre amigos. Geralmente os apelidos são curtos e dados por amigos ou alguém mais velho da família, e muitas vezes não tem a mínima relação com o nome da pessoa. Li em alguns lugares que é normal ver apelidos em tailandês que traduzidos para outro idioma correspondem a “gordinho”, “porquinho”, etc. mas só acredito se confirmar essa informação com um local!

Cores e Budas

Cada dia da semana tem uma cor, por exemplo, quarta-feira é o dia da cor verde, segunda-feira amarelo e por aí vai. Por isso, cada tailandês tem uma cor da sorte que é definida pelo dia da semana em que nasceu. O amarelo está especialmente em alta porque o Rei Bhumibol nasceu em uma segunda-feira. Além de cada dia da semana ser representada por uma cor, cada dia da semana tem um Buda específico também.Então quando a pessoa nasce, tem um “Buda” próprio para que ele faça suas orações. A leitora Verinha aprendeu isso em  um local em Chiang Mai!
Amo a Thailandia também! Com certeza meu país preferido!! <3

A mais visitada

De acordo com a pesquisa Global Destination Cities Index 2013, elaborada pela Mastercard, a Tailândia é o país mais visitado de 2013, com aproximadamente 16 milhões de turistas. O que você está esperando?