Booking.com

A lentidão do trânsito de Bangkok supera o de São Paulo e digo por experiência própria. Isso pode afetar as suas férias diretamente se o seu voo sai do Aeroporto de Suvarnabhumi, já que em horário de pico, uma viagem de táxi desde a região do Grand Palace até o aeroporto pode durar três horas. Três horas eternas para quem tem um voo internacional, como foi o meu caso, quando visitei a cidade pela primeira vez e pensei que o carro fosse a opção mais confortável.

Diferentemente de São Paulo, o Aeroporto de Bangkok está muito bem conectado à cidade através de três linhas chamadas Airport Rail Link, que são trens rápidos que chegam a uma velocidade de 160 km por hora em uma estrutura elevada e percorrem a distância de 28 km até o aeroporto em até 15 minutos.

Para quem está chegando em Bangkok, é uma ótima maneira de ter uma boa primeira impressão, admirando a cidade desde cima em um trem confortável, com ar condicionado e toda a comodidade, no caso das linhas Express.

airport-rail-link

 Estas são as linhas de Aiport Rail Link que você poderá usar para sair e chegar no aeroporto rapidamente:

 1 – A City Line, de cor azul, que começa/termina na estação Phaya Thai e tem oito paradas até o aeroporto. Ela funciona como uma linha de trem rápido normal. A viagem dura aproximadamente entre 30-45 minutos e é recomendada para quem não está com muita bagagem, já que os locais utilizam essa linha no dia a dia. Como o aeroporto é a parada final, é fácil viajar sentado e sem muita agonia. O trem passa pelas seguintes estações: Phaya Thai, Ratchaprarop, Makkasan, Ramkamhaeng, Hua Mak, Ban Thap Chang e Lat Krabang. O trem City Line tem capacidade para mais de 745 passageiros.

Valor: 45 baths

 2 – Makkasan Express, de cor vermelha, também conhecida como Bangkok City Air Terminal, onde há um espaço para saber o status dos voos dentro da estação, estacionamento para mais de 300 carros, paradas de ônibus, táxis e está próxima à estação Petchaburri de metrô. Essa linha faz a conexão direta entre o aeroporto e a cidade, sem nenhuma parada, em 15 minutos. O trem rápido está equipado com 175 assentos  e tem espaço para mais de 300 malas. É a melhor opção para viajar rápido, bem informado e com segurança e conforto. Indicado para quem vem carregado de malas.

Valor: 90 Baths

 3 – Phaya Thai Express, linha  de cor amarela, também grande, organizada e ao lado da estação de Sky Train – BTS Phaya Thai. Essa linha também faz a conexão direta entre o aeroporto de Bangkok – Suvarnabhumi e a cidade sem nenhuma parada; a viagem dura entre 17 e 20 minutos. Os trens rápidos-Express têm ar condicionado, banheiro e são bem confortáveis. Indicado para quem viaja com malas médias ou grandes.  A viagem de 17 minutos é ideal pra admirar o skyline de Bangkok.

Valor: 90 Baths

Como sair do aeroporto de Bangkok

O avião aterrisou e você está cansado e feliz. Já saiu do avião, foi no guichê certinho mostrar o seu certificado de febre amarela e carimbar o seu formulário de embarque e já passou pela imigração, sem nenhum problema. Pois bem, é hora de chegar até a cidade. Você provavelmente desembarcou no segundo andar. Para pegar um dos trens rápidos, o Airport Rail Link, é necessário descer até o andar B1, há elevadores, escadas rolantes e esteiras para te ajudar no caminho, tudo muito bem sinalizado.

 No B1, desça as esteiras rolantes e você verá as máquinas para comprar o bilhete. Antes de comprar no impulso, decida a forma que você quer chegar até a cidade: de City Line ou em um dos trens Express. A City Line não tem a comidade dos trens Express, mas tem 8 paradas pela cidade, onde a conexão com o sky train ou metrô fica mais fácil. Caso você esteja [email protected] de [email protected] e querendo chegar rápido, eu sugiro a Express Phaya Thai ou Makkasan (já que a viagem durará entre 15-17 minutos) e de lá, pegar um táxi para o hotel.

Para comprar é simples: vá na máquina certa, que estará sinalizada e escolha a sua estação final, no caso do City Line. A máquina te dará uma ficha colorida, que você colocará nas roletas automáticas para ir para o embarque pegar e trem e voilá!

Como ir para o Aeroporto de Bangkok

Se você não se hospedar em nenhum hotel próximo a uma linha de Sky Train-BTS ou do metrô, é só pegar um táxi para a estação de Phaya Thai Ou Makkasan. Mas cuidado: saia com a máxima antecedência possível, já que o trânsito é péssimo e o aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi é enorme e você pode demorar 30 minutos até chegar no seu portão de embarque. Para vocês terem uma ideia, da última vez saímos do hotel às 8:20h e só chegamos na estação de Phaya Thai para pegar o trem rápido às 9:30; detalhe: o trajeto tinha 5 km! Já no aeroporto, passamos pela imigração e andamos 15 minutos até chegar no nosso portão de embarque.

Já provamos o serviço Express desde Phaya Thai e posso dizer que tudo é muito organizado: você sobre até o primeiro andar, compra o bilhete do Express por 90 baths e verifica a hora de embarque. Depois disso, é só esperar no lounge e faltando cinco minutos para o trem rápido, eles avisam que você pode embarcar. I

Todos os trens já te deixam diretamente no aeroporto e o caminho até o embarque é muito bem sinalizado. Você subirá uma escada rolante, passará por uma rampa que dará acesso às escadas rolantes e elevadores para subir até o 4 andar, onde os guichês de todas as empresas aéreas fazem o chek-in.

Se a fome bater, faça uma parada no 3 andar, onde há uma Starbucks, Burguer King e outros cafés. 😉