Booking.com

5 motivos para conhecer Abrolhos

Ficar lado a lado de um dos maiores mamíferos do planeta é uma emoção sem igual… E essa é apenas uma das atrações do arquipélago dos Abrolhos, o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil

Baleias Jubarte, mergulhos com visibilidade superior a 30 metros e caminhadas ao lado de atobás são algumas das atrações que você poderá vivenciar ao embarcar em uma viagem para Abrolhos. O arquipélago está localizado a 75km da costa de Caravelas, na Bahia, e é formado por cinco ilhas, sendo possível o desembarque em duas delas: Ilha da Siriba e Ilha de Santa Bárbara.

abrolhos

1 – Ver de perto as baleias Jubarte em Abrolhos

Todos os anos entre os meses de julho e novembro centenas (ou talvez milhares) de baleias Jubarte buscam as águas quentes do arquipélago para acasalarem e terem os seus filhotes. Os shows acrobáticos são ovacionados pelos turistas que na temporada viajam quase que exclusivamente para vê-las de perto. É sem dúvidas uma experiência para ser vivida! Os catamarãs saem da cidade de  Caravelas, no sul da Bahia, e há duas opções de tours – dois dias e uma noite ou três dias e duas noites. Além de ver baleias, ainda é possível mergulhar nos principais pontos de mergulho do maior banco de corais do Atlântico Sul.

abrolhos

2 – Mergulho em Abrolhos

Naufrágios e uma extensa área de chapeirões (formações recifais em formato de grandes cogumelos), são as principais atrações quando o assunto é mergulho em Abrolhos. Atualmente o arquipélago possui entre 13 e 17 pontos “mergulháveis” e autorizados pelo ICMBio para a prática  do mergulho autônomo. No site Guia do Mergulho há todas as informações para você que está com planos de mergulhar por lá.

abrolhos

3 – Viver a experiência de dormir em um catamarã

Abrolhos é um arquipélago e a única ilha habitada é a Santa Bárbara, que é administrada pela Marinha do Brasil. Não há opções de hospedagem em nenhuma ilha, portanto, para aproveitar o destino é necessário fazer um liveaboard, como são chamados os tours onde são operados por catamarãs equipados com suítes, cozinha, sala de tv e toda a estrutura digna de uma pousada. Uma experiência e tanto! A Apecatu Expedições opera tours em Abrolhos há mais de 10 anos, é uma referência em liveaboard na região.

abrolhos

4 – Colocar os pés no primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil

Em 1983 Abrolhos foi considerado como o Primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, representando um marco para a conservação marinha no país. No total são cinco ilhas, mas os turistas apenas podem desembarcar em duas delas: a Ilha de Santa Bárbara (que é onde encontra-se o farol) e a Ilha da Siriba, lar das Grazinas e dos Atobás, aves que habitam a região. As visitas às ilhas são feitas de acordo com a autorização prévia dos órgãos locais de administração.

abrolhos

5 – Fazer snorkel com dezenas de cardumes e tartarugas

Abrolhos foi consagrado como um dos 12 parques marinhos mais importantes do mundo, título esse dado pela sua biodiversidade, por possuir o maior banco de corais do Atlântico Sul e por ser um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil. É quase impossível cair na água e não dar de cara com cardumes coloridos, tartarugas e arraias.

abrolhos

Fica a dica!! Vai mergulhar em Abrolhos? Olha os posts do Guia do Mergulho:

Guia do Mergulho em Abrolhos: todas as informações que você precisará para organizar uma viagem de mergulho para o arquipélago

Saiba como é a viagem para Abrolhos a bordo do Catamarã Zeus

Liveaboard de mergulho em Abrolhos em Março

Liveaboard de mergulho em Abrolhos em Agosto