O Uruguai é para quem gosta de vinhos, de azeite, de boas carnes e de mate. É ideal para uma viagem romântica, com os amigos, com a família ou até mesmo para solo travelers, ou seja, é um país para todos!

Pedalar pelas Ramblas de Montevidéu é uma das melhores formas de desbravar a cidade, almoçar uma parrillada com um bom vinho é algo que deve ser feito em Colonia del Sacramento e relaxar nas praias de Rocha te fará voltar “novo” para casa. Se você gosta de história, aproveite para fazer um walking tour na Ciudad Vieja em Montevidéu ou conhecer o Museu da Revolução Industrial em Fray Bentos, cidade localizada no departamento de Río Negro. Selecionamos 11 atrações imperdíveis para você conhecer no Uruguai em sua próxima visita ao país.

colonia del sacramento uruguai

Charmosa, Colonia del Sacramento é um dos clássicos do Uruguai. (Foto: Pedro Serra)

1 – Cabo Polônio

Para quê luz elétrica quando o lugar por si tem uma energia única? Cabo Polonio, no Uruguai, está localizado no departamento de Rocha e, se fosse escolher o melhor do lugar da nossa viagem, o prêmio ficaria para a pequena vila de pescadores. Além da vibe única do lugar, Cabo Polônio tem um dos faróis mais bonitos do país e praias cheias, mas cheias mesmo, de lobos marinhos.

cabo polonio uruguai

Ponto turístico de Cabo Polonio, o farol é um dos mais bonitos do país. (Foto: Pedro Serra)

2 – Playa Bikini

Podem falar o que quiser, mas Punta del Este nos impressionou. O lugar tem uma infra-estrutura de dar inveja em quase todas as cidades turísticas do mundo. As praias são bonitas, mas uma delas foi o destaque da nossa passagem por lá: Playa Bikini, uma enseada tranquila que no verão vira point de jovens que buscam baladas com djs e música ao vivo.

playa bikini punta del este

SUP em Playa Bikini (Foto: Pedro Serra)

3 – Pedalar pelas Ramblas de Montevidéu

Alugar uma bicicleta para desbravar Montevidéu é uma ótima ideia, mas o passeio será ainda mais legal se você jogar a bici nas ramblas e sair pedalando  por Pocitos, vendo o lifestyle dos uruguaios e se deixando levar pelos ventos frios quem chegam do Rio da Prata. Alugar bicicleta é fácil, há muitos pontos espalhados pela cidade, informe-se na recepção do seu hotel e boa pedalada.

ramblas montevideu

Fazendo o próprio bike tour em Montevidéu. (Foto: Pedro Serra)

4 – La Paloma

Se você está procurando um lugar para viajar com a família, anote esse nome: La Paloma. Um dos destinos de praia mais clássicos do Uruguai é a cara de uma viagem familiar, digo isso pelas suas praias tranquilas, os chalés entre os bosques e as áreas de camping para motorhome. Por ser o destino de praia mais estruturado da região, La Paloma tem muitos restaurantes, farmácias, caixas eletrônicos e fica pertinho de outras atrações, como a Laguna de Rocha e La Pedrera. No verão, há várias festas que não são divulgadas, portanto, se quiser cair na night é só perguntar para os locais qual a boa do dia. 😉

la paloma uruguai

5 – Parque Nacional de Santa Teresa

Um Parque Nacional a beira mar, cheio de espaços para camping, cachoeiras, piscinas naturais e praias desertas e com ondas perfeitas para a alegria dos poucos surfistas que estavam na água na pré-temporada. Entre agosto e outubro é possível ver algumas baleias Franco Austral pertinho das praias, o parque também é considerado como o maior lugar de preservação de aves no Uruguai. A natureza do Parque Nacional de Santa Teresa é bruta, e passar dias de paz a beira mar é sem dúvidas ter umas férias “relax”. Outro ponto importante dentro do parque é a Fortaleza de Santa Teresa, obra construída em 1762 no período de guerra entre os espanhóis e os portugueses. A obra é considerada a Fortaleza mais imponente do país.

santa teresa uruguai

6 – As parrilladas no Mercado do Porto

Se você faz o estilo viajante carnívoro e gastronômico, coloque já o Uruguai na lista das viagens desse ano. No meu primeiro dia no país comi a melhor carne da minha vida ao pedir um”Chivito al Plato”, um prato com lomo, panceta, queijo, presunto, ovo, salada e batatas fritas. Mas veja bem, o recorde foi quebrado logo no dia seguinte ao visitar em Montevidéu o Mercado do Porto. As parrilladas são um clássico da cidade, e no Mercado você encontrará dezenas de opções de cortes e estilos de carnes. Vale chegar e dar uma volta para conhecer o local e ver os valores, e em seguida sentar no que melhor lhe cair bem.  

mercado do porto montevideu

Vai uma parrillada aí? (Foto: Pedro Serra)

7 – Bate e volta a Colonia del Sacramento

Um lugar tranquilo, silencioso e cheio de história pra contar, assim é um dos maiores clássicos uruguaios: Colonia del Sacramento. O pequeno Centro Histórico é a principal atração, foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e recebe anualmente milhares de visitantes, entre a maioria deles, nós, brasileiros. Fazer um bate e volta desde Montevidéu é super fácil, as rodovias são bem sinalizadas, a pista é boa e paramos apenas nos dois pedágios que encontramos no caminho. Ficamos até o pôr do sol, onde retornamos para Montevidéu. Quanto tempo de viagem? Entre 2h e 2h30.

colonia del sacramento uruguai

Colonia del Sacramento e os seus famosos carros que pararam no tempo. (Foto: Pedro Serra)

8 – Laguna de Rocha

Mais de 200 espécies de aves vivem protegidas na Laguna de Rocha, outro lugar do Uruguai para quem curte natureza, animais e tranquilidade. A lagoa, por ser um lugar de observação, é dona de um silêncio que só é quebrado quando bandos passam em busca de comida ou um lugar para descansar. Algumas empresas oferecem um safári guiado, que além da observação das aves prometem caminhadas pelos bosques ao redor da lagoa e outras atividades ambientais dentro da área protegida. Pela proximidade, é um passeio ideal para quem decide ficar uns dias em La Paloma. Não há estrutura de restaurantes, apenas algumas casas de pescadores.

laguna de rocha uruguai

Bode uruguaio. (Foto: Pedro Serra)

9 – Surf em Punta del Diablo

Uma das minhas descobertas viajando pelo Uruguai foi saber que o país está cheio de ondas perfeitas para os surfistas. Punta del Diablo, por exemplo, vira crowd no verão. A maioria dos hotéis, pousadas e hostels da praia foram construídos com madeira e possuem uma decoração mais surf style. Visitamos a praia na pré-temporada e quase tudo ainda estava fechado, exceto o mar, cheio de surfistas.

10 – Teatro Young

Amantes do teatro, anotem aí: Teatro Young, em Fray Bentos. Fazer uma visita guiada em uma das principais atrações da pequena Fray Bentos é fazer uma viagem a um passado não tão longo, mas cheio de muitas histórias. O Teatro Young, referência na região, é um centro difusor da arte, de grandes obras, intérpretes e criadores. Inaugurado em 4 de janeiro de 1913, o teatro possui vários segredos em sua construção e detalhes. As peças, assim como mobília, veio de países como França e Inglaterra, e o resultado final se mostrou em um espaço eclético. Atualmente, após a sua restauração, o teatro possui visitas guiadas duas vezes por semana.

fray bentos uruguai

11 – Museu da Revolução Industrial / Ex Frigorífico Anglo

Responsável por abastecer os soldados da primeira e da segunda guerra mundia, o Frigorífico Anglo foi uma das principais agroindústrias do Uruguai e uma das maiores empresas da América do Sul quando o assunto era processar e exportar carnes. Após o fechamento do frigorífico em 1979, a construção foi declarada como Monumento Histórico Nacional e como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Visitar a Museu da Revolução Industrial  é fazer uma viagem ao tempo, é reviver, através dos conhecimentos de um guia, a história de milhares de trabalhadores e como uma cidade mudou completamente por causa de um negócio.

museu da revolucao industrial

*A #UruguaiWeekVCL é um projeto do Vou Contigo Lifestyle em parceria com o Uruguai Natural, órgão responsável pelo turismo do país.